fbpx

TV Capixaba

Assista aos destaques desta quarta-feira do EStúdio 360

Andressa Missio e Antonio Carlos Leite, o KK, apresentam de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30, o EStúdio 360

Publicado

em

Kaká e Andressa. Foto: Reprodução

Kaká e Andressa. Foto: Reprodução

Notícia que serve de alerta para os consumidores. Foram apreendidos mais de 12 mil pacotes de café, de três marcas diferentes, em sete municípios do Espírito Santo. A apreensão aconteceu nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Aracruz, João Neiva, Iúna, Ibatiba, e Marechal Floriano. Essa é a segunda fase da operação realizada pela Polícia Civil. A primeira foi no último dia 10, quando mais de 28 mil unidades irregulares do produto foram retiradas de circulação na Grande Vitória. Os produtos irregulares possuíam materiais impróprios misturadas ao café, como grande quantidade de cascas, paus, e alto teor de umidade. Os rótulos também não informavam padrões básicos, como a indicação do lote. A novidade dessa nova fase da operação ficou por conta da marca Café Monte’z Bravio, vendida em Cachoeiro de Itapemirim. Os pacotes continham milho misturado ao café. Agora, ao todo, são quatro marcas do produto com venda proibida no Espírito Santo: Tem+, Minete, Campestre e Monte’z Bravio. O delegado Eduardo Passamani, da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor comentou sobre a responsabilidade do estabelecimento em comercializar produtos irregulares.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

É período de férias e o estoque do banco de sangue do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) está muito baixo. Isso porque muita gente está viajando ou mesmo esquece de doar nessa época do ano. Mas também é nessa época que o banco de sangue mais precisa dos doadores. Com as férias, aumentam os acidentes nas estradas. E agora, com esse novo pico de covid, o medo é que o estoque seja ainda mais reduzido. Quem fala sobre o assunto na bancada do ES360 é a doutora Belisa Sossai, médica do Hemoes.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

O preço médio para novos contratos de aluguel residencial teve alta de 3,87% em 2021. Os dados são do índice Fipezap, que acompanha o comportamento do valor médio do aluguel de imóveis em 25 cidades brasileiras. Mas e quando se trata de alteração de valores? Quais os direitos e deveres dos inquilinos? É possível negociar as taxas? Mesmo que o contrato seja por mais de um ano, o dono do imóvel pode exigir o aumento? Quem fala mais sobre o assunto é a advogada Kelly Andrade.

Quando compramos um automóvel, sabemos que ele precisará de revisões programadas. Geralmente uma vez por ano é preciso levar o carro para a concessionária, onde ele passará por manutenções de segurança. O que muita gente não sabe é que esse mesmo cuidado deve ser tomado em casas e apartamentos. Tem até um termo específico para isso, previsto em lei, inclusive. “Manutenibilidade”, que é a facilidade ou não de se fazer a manutenção de um edifício, por exemplo. Os condomínios também têm a obrigação de apresentar um plano de manutenção à prefeitura e executar o plano para evitar problemas graves. Quem explica melhor é a arquiteta especialista em desempenho Liliam Araújo.

Assista