Solidariedade
Projeto Du’Bem distribui alimentos em unidades de saúde
Uma ação cheia de amor, que vem para minimizar a distância de casa e humanizar o atendimento da rede pública
Há mais de cinco anos, uma ação entre amigos vem tentando minimizar o drama de tantas pessoas que são atendidas em unidades públicas: muitas vêm de muito longe para as sessões de quimioterapia e não têm dinheiro para um almoço ou lanche bem reforçado para encarar a espera. A realidade desses pacientes ou de seus acompanhantes despertaram a sede de solidariedade. E o gesto mobilizou mais gente e ganhou o nome de “Projeto Du’Bem Amigos em Ação”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Uma ação cheia de amor, que vem para minimizar a distância de casa e humanizar o atendimento. Bárbara Lube, voluntária do projeto, conta que o gesto se tornou rotina às terças-feiras. É o dia que os amigos se reúnem para distribuir alimento e aconchego para àqueles que mais necessitam. O ponto de encontro e primeiro lugar de distribuição é o Pronto Atendimento da Praia do Suá, Vitória. De lá, o grupo segue para o Hospital Estadual Infantil “Drª Milena Gottardi”, em Bento Ferreira, Vitória.
“Temos um grande doador que é um restaurante localizado no Vitória Apart. Ele nos cede 60 litros de sopa. Também conseguimos levar bolo, suco, chocolate quente, café, tudo o que temos de melhor. Tudo conseguido por meio de doações. E levamos todo alimento com muito carinho a esses pontos, onde distribuímos para pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde e moradores que necessitam. Depois do Hospital Infantil, vamos para nossos trabalhos nas ruas, com os moradores em situação de rua”, conta Bárbara.
Em cada ponto de atendimento do projeto, além do alimento do corpo, também é levado o conforto e carinho. Em cada local é feita uma rodada de orações e a cada coração aflito, dada uma palavra de conforto. A espera de notícias de um familiar ou amigo fica mais leve com a visita dos voluntários do Du’Bem. E o projeto vai além, e nesses dias de frio também são distribuídos agasalhos e cobertores para quem está em situação de vulnerabilidade social.
“Acaba que nós percebemos que muitos pacientes e acompanhantes vêem de longe, do interior do estado, e não têm condições financeiras de se alimentar. Muitos deles não têm um agasalho nesses dias mais frios. Nossa missão é dar um pouquinho de conforto e dignidade a essas pessoas. Também aos moradores em situação de rua e catadores de materiais recicláveis. Também fazemos nossas orações, ouvimos os desabafos e damos um ombro amigo”, diz Bárbara.
Atualmente, são cerca de 15 voluntários que se organizam e movimentam doações para continuar os trabalhos. Nas terças-feiras, às 19h30, o compromisso é um só: levar o melhor que eles têm para quem mais precisa. O que não falta é vontade de se doar ao próximo e promover bem-estar àqueles em vulnerabilidade social. Os benefícios? Bárbara garante que são os mais proveitosos e gratificantes possíveis. Em cada gesto, sorriso, choro, acolhimento, conforto, é um aprendizado. São nessas ações que ela nutre sua fé e revigora a alma.
Ver essa foto no Instagram
SERVIÇO:
COMO DOAR
PIX: [email protected]
PicPay: @projetodubem
O QUE DOAR
– alimentos;
– agasalhos;
– cobertores
– roupas;
ONDE DOAR:
– Avenida Comandante Álvaro Martins, n. 110, Ed. Luna, apto. 1001, Mata da Praia (deixar na Portaria)
– Rua Milton Manoel dos Santos, n. 351, Ed Biahitz, apto. 102, Jardim Camburi, com Daniel
– Rua Aleixo Neto nº 1016, Praia do Canto (restaurante Spetus)
