fbpx

Personagens

Idosa comemora 90 anos com passeio de canoa em Vitória

Neuza Catarina de Oliveira viu o sol nascer em um passeio de canoa havaiana na Curva da Jurema, ao lado das filhas e netos

Publicado

em

Família comemora 90 anos de Neuza Catarina de Oliveira

Família comemora 90 anos de Neuza Catarina de Oliveira. Foto: Reprodução

Com energia de sobra, Neuza Catarina de Oliveira celebrou seus 90 anos de um jeito diferente: vendo o sol nascer enquanto remava em uma canoa havaiana na Curva da Jurema, na baía de Vitória. Acompanhada de filhos e netos, a aposentada viveu um dia memorável, com direito a passeio pelo mar, parada na Ilha do Boi e um café da manhã especial, com bolo e parabéns. O momento foi registrado em vídeo e compartilhado por sua neta, Jordana Catarina de Oliveira, Rainha do Carnaval Capixaba em 2019.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Natural de Caratinga, Minas Gerais, Neuza Catarina se mudou para Vitória na década de 1960. Viúva desde os 45 anos, dedicou três décadas de sua vida ao trabalho no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, onde passou pela copa, cozinha, recepção e lavanderia. Também teve um papel ativo na comunidade, atuando como líder no Morro de São Benedito nos anos 1970.

A filha, Neuza de Oliveira, de 58 anos, contou que a ideia do passeio surgiu após a chuva atrapalhar os planos do aniversário em 9 de janeiro. “Prometemos que faríamos algo depois. Em fevereiro, aproveitamos o aniversário da minha irmã mais velha, que completou 60 anos, para organizar essa aventura e minha mãe amou.” O passeio aconteceu neste sábado (15), reunindo familiares para celebrar a data de uma maneira especial.

Jordana reservou 12 lugares na embarcação com a equipe da Base Jurema para reunir a família. Durante o percurso, eles fizeram uma parada na Ilha do Boi, onde organizaram um café da manhã e cantaram parabéns para a idosa. “Ela amou muito, só reclamou que a água estava gelada, já que os remos jogavam água nela”, brincou Neuza. Apesar da temperatura da água, a aniversariante queria mergulhar, mas foi convencida pela família a não entrar no mar devido ao frio e à sua idade avançada.

A disposição da idosa surpreendeu a família. “Ela que escolheu o horário do passeio às 4h40 para ver o nascer do sol. Na hora, nem acreditei, porque idosos costumam dormir um pouco mais. Achei que ela ia perder a hora. Quando acordei às 3h50, ela já estava de banho tomado e secando o cabelo para o passeio”, contou a filha.

Nesta semana, Neuza Catarina está em Anchieta visitando uma cunhada que não via há anos. Apesar da idade, segue ativa e não se interessa por atividades tradicionais da terceira idade. “Coloquei ela no Centro de Convivência, mas não se adaptou. Tinha uma oficina de artesanato, ela ajudou a comprar os materiais, mas não quis participar”, disse a filha. A aposentada prefere mexer com cimento, canos e material elétrico, e adora ajudar em obras.

Leia mais: