Personagens
Casal com deficiência supera obstáculos e celebra casamento
Após 8 anos juntos, o casal com deficiência oficializou a união no casamento comunitário em 25 de novembro de 2023, na Serra
A deficiência estabelece limites, mas não a incapacidade. E um casal com deficiência prova que o amor verdadeiro supera obstáculos e as barreiras de qualquer preconceito. Paulla Nascimento Martins, 23 anos, tem paralisia cerebral. Samuel Martins do Nascimento, 28 anos, foi diagnosticado com autismo e deficiência intelectual. Após 8 anos juntos, os dois oficializaram a união no casamento comunitário em 25 de novembro de 2023, na Serra.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em 2014, os olhares dos dois se cruzaram pela primeira vez em um congresso sobre pessoas com deficiência. No ano seguinte, como em um filme de romance, os dois se reencontraram em uma gincana em Marataízes. Desde então, segundo Paulla, uma amizade foi crescendo até se transformar em amor tempos depois. Ela em Marataízes e ele na Serra. A distância e nem as limitações foram capazes de separar os dois.
“Eu lembro que ainda quando éramos apenas amigos, eu pedia a Deus que transformasse em namoro. Eu sempre sonhei em casar com ele, constituir família e ter filhos. E, então, no dia 11 de março do ano passado ele fez uma surpresa e me pediu em casamento. Eu nem acreditei. É claro que eu aceitei. Aquele sempre foi meu sonho. Aliás, muito mais que eu poderia sonhar”, lembra Paulla.
Samuel e a mãe preparam uma surpresa para o pedido de casamento. Dias antes do aniversário de Paulla, organizaram um churrasco com direito a decoração para o noivado. A jovem se deparou com o namorado segurando um buquê de flores e as alianças. O discurso emocionado foi para tirar o fôlego e garantir o “sim”, que de acordo com ela, já era garantido desde sempre.
CASAMENTO
O casamento, que aconteceria em janeiro deste ano, foi remarcado e realizado em 25 de novembro de 2023, durante o casamento comunitário da Serra. E, claro, que foi marcado por uma nova surpresa. Dias antes, Paulla e Samuel conheceram a fotógrafa Tatiana Pezzin, que se ofereceu para fotografar a celebração da união do casal. E, assim, o dia aconteceu como nos sonhos de princesa da jovem.
> Capixaba aposta na fotografia como ferramenta para chamar atenção para população de rua
“Com o meu casamento eu não ganhei uma sogra, mas sim uma segunda mãe. A Lucinha foi comigo escolher o vestido. Estava comigo no salão enquanto eu me arrumava. Toda a família do Samuel me acolheu muito bem, mas ela é especial. Atualmente, ainda moramos com a família. Até a gente poder ter a nossa casa. Meu sonho sempre foi casar e constituir uma família e eu estou me sentindo realizada”, lembra Paulla.
SUPERAÇÃO
Samuel cursa Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Também é formado em técnico de informática e trabalha na BrasilCenter. Paulla sonha em cursar Direito. Agora aguarda a nota do Enem para tentar ingressar em uma universidade. O casal com deficiência rompe barreiras e mostra que podem alcançar seus objetivos.
“Nós, pessoas com deficiência não precisamos da piedade de ninguém. Nós precisamos é de oportunidade para mostrar nossa capacidade. Mostrar que o lugar de pessoas com deficiência é onde ela quiser. A gente tem muito o que alcançar. Pessoas com deficiência tem direito de ter filhos, constituir família e realizar todos os seus sonhos. Nós não queremos ser coadjuvantes da nossa história, mas sim protagonistas”, pontua a jovem.
Ver essa foto no Instagram