fbpx

Mundo Pet

Presos vão cuidar de cães e gatos abandonados no ES

Espaço no Complexo Prisional de Viana abrigará até 300 animais e contará com detentos capacitados para os cuidados básicos dos resgatados

Publicado

em

Complexo Prisional de Viana vai abrigar um Centro de Alojamento de Animais

Complexo Prisional de Viana vai abrigar um Centro de Alojamento de Animais. Foto: Divulgação

O Complexo Prisional de Viana vai receber um Centro de Alojamento de Animais, que terá capacidade para abrigar até 200 cães e 100 gatos abandonados no município. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Viana e o Governo do Estado, foi anunciada no domingo (9) durante o lançamento do 2º Ciclo do Programa Estadual de Bem-estar Animal, o Pet Vida.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com um investimento de R$ 950 mil da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o espaço será construído na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes). O objetivo é oferecer um local adequado para os animais enquanto aguardam adoção, garantindo melhores condições de acolhimento e assistência veterinária.

Construção e funcionamento

A obra será licitada ainda neste ano e contará com 28 baias para cães e 11 para gatos. Apenas cães recolhidos no município de Viana, atualmente abrigados no Rancho Bela Vista, serão encaminhados para o novo espaço. O município será responsável pelo resgate dos animais e pelo acompanhamento veterinário.

Além de beneficiar os animais, o projeto também promoverá a ressocialização de detentos. Segundo o secretário de Estado da Justiça (Sejus), Rafael Pacheco, inicialmente, 20 internos do regime semiaberto serão capacitados para cuidar dos animais, realizando tarefas como alimentação, banho e tosa.

“É uma parceria que une diversos interesses. Para nós, envolve a oferta de oportunidades e a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio do trabalho. Além disso, o município será responsável pelo recolhimento e assistência veterinária, promovendo qualidade de vida para os animais e benefícios para toda a cidade”, afirmou Pacheco.

Regras para participação dos internos

Apenas detentos com bom comportamento e que não tenham sido condenados por crimes sexuais, contra crianças ou por maus-tratos a animais poderão participar do programa. O treinamento inicial será voltado para os cuidados básicos dos animais, incluindo alimentação, higiene e monitoramento do comportamento. Os internos deverão registrar diariamente informações sobre a saúde e o bem-estar dos animais.

O local não realizará procedimentos médicos ou cirúrgicos, como castrações. Caso algum animal precise de atendimento veterinário, ele será encaminhado a clínicas contratadas pelo município.

Modelo inspirado em outras unidades prisionais

Projetos semelhantes já existem em outros estados brasileiros, como no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e em unidades prisionais de Taubaté, no interior de São Paulo. A expectativa é que as obras do centro de alojamento no Complexo de Viana comecem até junho deste ano, com conclusão prevista para junho de 2026.

Leia mais: