Esportes
Quem são os capixabas que estarão nas Paralimpíadas?
Nesta edição, Brasil conta com uma delegação de 279 atletas buscando medalhas em 20 modalidades
As Olimpíadas acabaram, mas engana-se quem pensa que o maior evento esportivo do mundo já terminou. A partir do próximo dia 28, Paris irá receber mais uma edição das Paralimpíadas, que contará com 279 atletas brasileiros.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os atletas estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos.
Nesta edição, serão nove capixabas representando o Espírito Santo nos Jogos Olímpicos. São quatro só no Atletismo: Daniel Mendes Da Silva, Lorraine Gomes De Aguiar, Marcos Vinicius De Oliveira e o atleta-guia Fernando Martins Ribeiro Junior.
Atletismo
O velocista capixaba Daniel Mendes, da classe T11 (para atletas com deficiência visual), é o maior medalhista da Seleção Brasileira na história dos mundiais de atletismo. Ele conquistou o ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016) na categoria revezamento 4×100 metros masculino.
Outra capixaba é Lorraine Gomes de Aguiar, que é da classe T12, para atletas com deficiência visual e que correm com guia. Ela conquistou a prata nos 100m e nos 400m, e bronze nos 200m no último mundial em Kobe, no Japão. Ela compete junto com Fernando Martins Ribeiro Junior, que é o atleta-guia.
Bicampeão brasileiro, Marcos Vinicius de Oliveira é mais um capixaba no atletismo. Nascido em Jaguaré, ele é o atual recordista nos 400m. Ele está na classe T12, que é para atletas com baixa visão mas que não correm com guia.
Tiro esportivo
Bruno Stov Kiefer é mais um atleta do Espírito Santo que estará representando o estado na competição. Nascido em Vitória, ele conquistou o bronze no Mundial de Lima em 2023 e nos Parapan-Americanos Lima 2019. Ele terá a comapanhia do também capixaba Mario Pinheiro Junior, que foi convocado como apoio.
Vôlei sentado
No tradicional vôlei sentado, dois capixabas estarão na modalidade. Luiza Guisso Fiorese começou a praticar o esporte fazem pouco mais de cinco anos e já conquistou uma vaga nas Paralimpíadas. Ela foi campeã do Mundial da Bósnia, em 2022, e bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Thiago Costa dos Santos Rocha é nascido em Vila Velha e hoje, é o melhor jogador do País na modalidade. Ele é tetracampeão brasileiro e atualmente defende o Paulistano, onde conquistou o prêmio de MVP (jogador mais valioso) na última temporada.
Taekwondo
O capixaba Guilherme Cezario Felix também foi convocado para as Paralimpíadas de Paris para trabalhar como analista técnico da seleção. O atleta foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Grand Prix e já foi ouro no Pan-Americano de Taekwondo.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui