fbpx

Esportes

Capixabas representam o Brasil em Mundial de Ginástica Rítmica no RJ

Geovanna Santos e Sofia Madeira disputam o Mundial de Ginástica em busca de conquistas inéditas para o Brasil

Publicado

em

Geovanna Santos e Sofia Madeira são as representantes capixabas no campeonato. Foto: Reprodução/Instagram

Geovanna Santos e Sofia Madeira são as representantes capixabas no campeonato. Foto: Reprodução/Instagram

O Espírito Santo terá duas representantes no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que começa nesta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. Geovanna Santos disputa o individual e Sofia Madeira Pereira integra o conjunto brasileiro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Geovanna, 23 anos, é conhecida como “Furacão” da ginástica rítmica. Ela estreou em Mundiais em 2022, retornou em 2023 no pré-olímpico e agora busca a primeira final individual da carreira. Ex-integrante da seleção de conjunto nos Jogos de Tóquio-2020, migrou para o individual e vem acumulando conquistas. Em 2023, faturou prata no individual geral e na bola no Pan de Guadalajara, no México, além de bons resultados em etapas da Copa do Mundo.

No mesmo torneio, o Brasil terá ainda a paranaense Bárbara Domingos como representante no individual. A estreia das duas acontece já nesta quarta-feira, com finais previstas para sexta-feira (22).

Sofia Madeira Pereira, 22 anos, é titular da seleção de conjunto e vive o auge de sua trajetória. A capixaba esteve nas Olimpíadas de Paris-2024 e ajudou o Brasil a conquistar ouros recentes na World Challenge Cup, em Portugal, e na etapa da Copa do Mundo em Milão, na Itália.

No último Mundial, o conjunto brasileiro terminou em quarto lugar na final dos arcos e em sexto na classificação geral. Agora, competindo em casa, a equipe sonha com um pódio inédito.

As disputas de conjunto começam no sábado (23), com as classificatórias das séries simples, com fitas, e mista, com três bolas e dois arcos. As notas somadas definem as medalhistas da competição geral. No domingo (24), a partir das 12h50, ocorrem as finais por aparelhos.

A seleção de conjunto é formada por Sofia Madeira, Duda Arakaki, Nicole Pircio, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves, sob comando da técnica Camila Ferezin e da auxiliar Bruna Martins.