Esportes
Ancelotti convoca seleção para as eliminatórias da Copa 2026
O Brasil enfrenta o Chile, no dia 4 de setembro, e a Bolívia, no dia 9

Convocação foi feita para os últimos jogos das classificatórias para a Copa do Mundo. Foto: Rafael Ribeiro/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de convocados para as últimas partidas da Seleção Brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrentará o Chile no dia 04/09, e a Bolívia no dia 09/09. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa com o treinador, Carlo Ancelotti, na tarde desta segunda-feira (25).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Jogadores convocados
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Bento (Al-Nassr)
Hugo Souza (Corinthians)
Defensores
Alexsandro Ribeiro (Lille)
Alex Sandro (Flamengo)
Caio Henrique (Mônaco)
Douglas Santos (Zenit)
Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Vanderson (Mônaco)
Wesley (Roma)
Meias
Andrey Santos (Chelsea)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Joelinton (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes
Estevão (Chelsea)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
João Pedro (Chelsea)
Kaio Jorge (Cruzeiro)
Luiz Henrique (Zenit)
Matheus Cunha (Manchester United)
Raphinha (Barcelona)
Richarlison (Tottenham)
Destaques da convocação
O técnico Carlo Ancelotti mencionou que a convocação inclui mudanças significativas, com o objetivo de conhecer novos jogadores e avaliar seu perfil e caráter pessoal. Nove atletas foram chamados para a seleção pela primeira vez, incluindo Douglas Santos, Fabrício Bruno, Caio Henrique e Gabriel Magalhães.
A convocação de Lucas Paquetá, do West Ham, também foi uma surpresa na lista. Mas o treinador tem segurança na qualidade do meio-campista:
“Paquetá está na convocação porque eu não o conheço, e quero conhecer. Tem muita qualidade técnica. É um meia muito importante que pode jogar em diferentes posições do campo”, disse o italiano.
Ausências notáveis
Neymar: O craque está fora devido a uma lesão, mas Ancelotti afirmou que não é necessário testá-lo no esquema: “Teve um pequeno problema na última semana. Mas Neymar não precisamos testar”, disse Carlo.
Vinícius Júnior: O atacante está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo na vitória de 1 a 0 sobre o Paraguai, nas eliminatórias, em junho.
Rodrygo: Ancelotti destacou a importância do jogador, mas enfatizou que o jogador precisa estar 100% fisicamente para retornar à seleção: “Rodrygo, tenho muito carinho. Ontem jogou muito bem, mas é o primeiro jogo depois de muito tempo. Tem tempo para preparar-se bem até voltar à equipe nacional. O jogador que joga na equipe nacional tem de estar 100% no seu critério físico”, completou Ancelotti.
Preparação para a Copa do Mundo
O treinador italiano ressaltou a importância de manter uma base fixa de jogadores para a Copa do Mundo, enquanto também busca integrar novos talentos ao grupo. Em outubro, o Brasil tem programados amistosos contra a Coreia do Sul, em Seul, no dia 10, e contra o Japão, no Estádio Nacional de Tóquio, no dia 14, em um amistoso válido pela tradicional Copa Kirin.
Esses jogos são uma oportunidade para a equipe se preparar e ajustar a formação antes do torneio mundial. A CBF está próxima de oficializar esses compromissos, que podem ser cruciais para o preparo da seleção.
