ES360
Covid: Sesa vai acionar o MP para que municípios divulguem dados
Segundo o subsecretário Luiz Carlos Reblin, o atraso é um problema sério, pois interefere na confecção do Mapa de Risco do novo coronavírus

O secretário de Saúde Nesio Fernandes e o subsecretário Luiz Carlos Reblin. Foto: Sesa
Na próxima semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai acionar o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) sobre a demora na divulgação das notificações da covid-19 por parte dos municípios capixabas. O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes, na manhã desta sexta-feira (21) em coletiva de imprensa virtual.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Apesar de não divulgar o número e nome das cidades, o secretário defende que após um ano de pandemia, não é tolerável que os municípios ainda atrasem esse trabalho.”A legislação brasileira é clara. O sistema deve ser alimentado em até 24h. Não iremos mais tolerar qualquer tipo de artifício, demora ou não cumprimento desse prazo”, disse Fernandes.
O atraso, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, é um problema sério, pois pode interferir na confecção do Mapa de Risco do novo coronavírus. “O desenho do mapa é automático. Na medida que a informação chega, os indicadores são construídos, e eles nos indicam o risco dos municípios. Se não alimentarmos esse sistema adequadamente, uma cidade pode permanecer no risco baixo ou moderado, por exemplo, estando na verdade em risco alto”.
De acordo com o secretário Nésio Fernandes, a Sesa vai publicar durante a próxima semana uma nota técnica com todas as inconformidades em relação ao cumprimento dos prazos. Apesar da postura da Secretaria da Saúde, não foi informado se os municípios serão penalizados de alguma forma.
Confira na íntegra a coletiva
