ES360
População de Viana de 18 a 49 anos receberá vacina no dia 13
Projeto internacional visa vacinar 35 mil pessoas na cidade
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Toda a população de Viana com idade entre 18 e 49 anos poderá ser vacinada contra a covid-19 no domingo, dia 13 de junho. O projeto “Viana Vacinada”, que vai servir de base para um estudo internacional, foi apresentado, no início da tarde desta sexta-feira (04), pelo Governo do Estado do Espírito Santo.
“Esse projeto tem a participação e coordenação do Ministério da Saúde, com participação efetiva da FioCruz, da Opas e da Ufes-Hucam. O plano é a aplicação de meia dose da AstraZeneca, em toda a população entre 18 e 49 anos, somando um total de cerca de 35 mil pessoas” , anunciou Casagrande.
De acordo com o governador Renato Casagrande, o morador de Viana terá a opção de receber ou não essa dose. “Mas é muito importante que todos sejam imunizados, porque podemos ter um grande resultado” , ressaltou Casagrande.
O secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, acrescentou que a estratégia é vacinar, em apenas um dia (13 de junho), toda a população de Viana dentro da faixa etária estimada em 35 mil pessoas.
Escolha da cidade
O governador disse que o município da Grande Vitória foi escolhido, em detrimento das demais cidades, por ser uma cidade média, de população não muito grande, o que facilita a logística para aplicação do estudo. Isso porque, além da aplicação da vacina, uma série de testes serão realizados a partir de amostras colhidas da população.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, comemorou a escolha do município para a aplicação do projeto e disse que será a chance de imunizar toda a população. Para ele, será um dia histórico.
Relevância internacional
O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes ressaltou a importância do projeto para o Espírito Santo. “É um estudo de relevância nacional e internacional. As diretrizes do estudo vão garantir características técnicas e científicas e tem um risco alto de atingir o resultado esperado dentro do projeto”.
A diretora da OPAS, Socorro Grós, ressaltou que o “Espírito Santo é um laboratório de inovação em vários sentidos. Com esse projeto em Viana será possível levar vacina nos braços das pessoas ao mesmo tempo que gerará evidências que poderão acelerar a vacinação no Brasil e em outros países, sempre buscando uma melhoria de eficácia e estratégia. Poderemos dobrar a capacidade de vacinação, garantindo uma imunidade coletiva em menor tempo”.
Como vai funcionar
O agendamento da vacina para a população com idade entre 18 a 49 anos será aberto neste domingo (06) através do endereço www.vianavacinada.saude.es.gov.br. Ao todo, serão disponibilizados cerca de 35 locais de vacinação e 800 profissionais devem ser deslocados para a aplicação dos imunizantes. De acordo com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, todos os detalhes sobre o projeto serão apresentados durante uma coletiva neste domingo (06).
A secretária de saúde de Viana, Jaqueline D’oliveira Jubini, informou que o critério adotado é o domicílio eleitoral e a vacinação vai acontecer das 8h às 17h. “Todas as pessoas que votam em Viana vão fazer o agendamento e serão direcionadas para a seção na qual vota. As pessoas residentes que não têm o domicílio eleitoral também será garantida. Será necessário levar documento com foto e comprovante de residência”.
Quem não poderá vacinar
Poderão receber a dose da vacina pessoas que estão na faixa etária entre 18 e 49 anos que concordem em receber o imunizante. Não poderão ser vacinados dentro do projeto: gestantes, pessoas que tiveram reação grave a qualquer vacina, pessoas que receberam qualquer vacina nos últimos 14 dias, pessoas que fazem parte de grupos prioritários, pessoas que apresentam sintomas gripais, pessoas que já receberam dose anterior de vacina contra Covid-19 ou que tenham sido diagnosticadas recentemente com Covid.
E quem não vacinar dentro do projeto?
A participação dos moradores é voluntária e, de acordo com a coordenadora do estudo, Valéria Valim, aqueles que não quiserem se tornar voluntário do projeto Viana Vacinada, terão de aguardar o cronograma do Plano Nacional de Vacinação para receber o seu imunizante.
Como será feito o estudo:
Segundo a coordenação do Projeto Viana Vacinada, cerca de 600 pessoas serão convidadas a fazer uma coleta de sangue. “Vamos fazer todos os ensaios e isso vai ser comparado com a imunidade conferida pela dose padrão. Vamos avaliar 28 dias após a primeira dose e 28 dias após a segunda dose. E ainda serão feitas análises após 3, 6 e um ano depois da vacinação”. explicou Valéria Valim.
