fbpx

Coluna Vitor Vogas

Gilson Daniel declara apoio e entra com tudo na campanha de Ricardo: “Temos lado”

Apoio não é só do deputado, presidente estadual do Podemos, mas do próprio partido. Nove prefeitos do Podemos almoçaram com Gilson e Ricardo nesta sexta-feira (11). Falas de apoio efusivo foram feitas

Publicado

em

Da esquerda para a direita: Gilson Daniel, Ricardo Ferraço e Wanderson Bueno. Foto: assessoria do Podemos/ES

Da esquerda para a direita: Gilson Daniel, Ricardo Ferraço e Wanderson Bueno. Foto: assessoria do Podemos/ES

No começo de fevereiro, em entrevista à coluna, o deputado federal Gilson Daniel, presidente estadual do Podemos, reafirmou o compromisso do partido em seguir apoiando o atual governo Casagrande, mas deixou em aberto o apoio eleitoral do partido nas eleições de 2026 para o Governo do Estado. Àquela altura, o deputado e dirigente partidário havia aberto um flerte com o grupo do Republicanos e do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), potencial candidato de oposição ao Palácio Anchieta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Agora, Gilson definiu seu lado na disputa. O deputado declara que ele mesmo e o Podemos estarão no projeto liderado por Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) nas eleições do ano que vem. Vale dizer: declara apoio a Ricardo, o pré-candidato do governo à sucessão de Casagrande. E não ficou só na declaração.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Em um eloquente gesto político, com a ajuda do prefeito de Viana, Wanderson Bueno – seu correligionário e afilhado político –, Gilson reuniu nove prefeitos e dez vice-prefeitos do Podemos nesta sexta-feira (11), em um almoço no município da Grande Vitória, para uma sonora manifestação de apoio ao vice-governador, convidado de honra do evento.

De Wanderson e do próprio Gilson, diante dos outros comensais, Ricardo ouviu manifestações efusivas de apoio à sua pré-candidatura a governador do Espírito Santo.

“Temos lado, temos história e temos responsabilidade com o Espírito Santo. O nosso apoio é ao projeto político que tem transformado o nosso Estado com equilíbrio, responsabilidade fiscal e investimentos nos municípios. Estamos juntos com Casagrande, Ferraço e todos que acreditam na boa política e na boa gestão pública”, afirmou Gilson Daniel.

Wanderon Bueno confirma o apoio dele mesmo e do partido: “O Podemos responde por si e está tomando lado, pensando no Espírito Santo. O Estado não pode perder tempo nem correr o risco de ter um processo eleitoral que pare ou atrase o Estado. Temos um modelo de governança que deu certo no Espírito Santo. E o Ricardo acompanhou todo esse processo de recuperação do Estado desde 2003, como vice-governador, como senador e como atual vice-governador. É a pessoa mais preparada para postular o cargo de sucessão do Renato Casagrande”.

Bueno afirma que, hoje, todos os prefeitos do Podemos no Espirito Santo comungam da ideia de que o partido estará no projeto sucessório liderado por Casagrande e que tem Ricardo como pré-candidato ao governo.

“Sim, o Podemos está no projeto do governo Casagrande. Nosso presidente, Gilson Daniel, é um aliado histórico do governador, e não seria diferente nesse novo projeto de sucessão que ele lidera. Entendemos que há um legado do governo Renato Casagrande que precisa ser preservado, com uma bem-sucedida política de equilíbrio fiscal que se traduz em investimentos para os municípios capixabas e muito diálogo com os prefeitos e líderes políticos. É um dos governos mais municipalistas do país. Esse legado construído por Casagrande precisa ser preservado, e entendemos que o Ricardo é quem melhor representa a continuidade desse modelo político que deu certo”, reitera o prefeito de Viana, secretário-geral do Podemos no Espírito Santo.

De acordo com nota encaminhada pela assessoria do Podemos, durante o evento, Gilson Daniel também “destacou que o partido caminha ao lado do projeto político do Governo do Estado desde o início e continuará contribuindo ativamente para sua continuidade”.

De fato, o Podemos e o próprio Gilson, pessoalmente, apoiaram a reeleição de Casagrande em 2022. O deputado foi às ruas pedir votos para o governador, assim como Wanderson Bueno. E o Podemos está efetivamente no governo Casagrande desde meados do mandato passado (2019-2022), já tendo ocupado inclusive secretarias de Estado.

Atualmente, a legenda não tem nenhum quadro no primeiro escalão. Mas, desde 2021, o partido já teve alguns nomes no secretariado. Entre 2021 e 2022, o próprio Gilson foi secretário de Governo e, depois, de Planejamento. Desde março filiada ao PSB, mas até então no Podemos, Emanuela Pedroso foi secretária de Planejamento em 2022 (no lugar de Gilson) e, desde 2023, é secretária de Governo.

Secretário de Segurança Pública de abril de 2020 a janeiro de 2024, Alexandre Ramalho também foi filiado ao Podemos, de abril de 2022 a fevereiro de 2024 – também representando o partido durante parte de sua passagem pelo secretariado.

Conforme consta na nota da assessoria enviada logo após o almoço, “o Podemos reafirmou seu compromisso com o projeto político liderado pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço. […] O almoço, organizado pelo secretário-geral do partido, o prefeito Wanderson Bueno, reuniu prefeitos, vice-prefeitos e lideranças do partido de todo o Estado, consolidando a unidade em torno de uma agenda de desenvolvimento, diálogo e compromisso com os municípios capixabas”.

O Podemos, portanto, sob a liderança de Gilson, informa ao mercado político sua unidade em torno do “Projeto Ricardo Ferraço” para a sucessão de Casagrande. Para reforçar tal unidade, o partido organizará um novo encontro político, dessa vez com os 125 vereadores da sigla no Espírito Santo e com seus presidentes municipais.

Se for um almoço, a mesa terá de ser bem maior.

A força do Podemos nos municípios

Nas eleições municipais de 2024, o Podemos foi o terceiro partido que mais elegeu prefeitos no Espírito Santo, com 11, atrás do PSB (21) e do PP (12).

Agora, está com 10 prefeitos, devido à desfiliação de Arnaldinho Borgo (Vila Velha), protocolada em março.

Dos 10 prefeitos do partido, nove participaram do almoço. Só Eleazar Lopes, de Fundão, não compareceu, por causa das fortes chuvas de quinta-feira (10) à noite. Mas justificou a ausência e declarou apoio ao movimento.

A agremiação também tem 12 vice-prefeitos em municípios capixabas, dez dos quais participaram do almoço.

Quem mais participou e quem pagou a conta

O almoço foi realizado em um restaurante no bairro Universal, em Viana, tendo por anfitrião o prefeito da cidade. Segundo Bueno, ele mesmo pagou a conta, como pessoa física. Além dos já mencionados, participaram o deputado estadual Allan Ferreira (Podemos), alguns vereadores da legenda e até o prefeito de Itarana, Vander Enfermeiro, que é do PSB.

No cardápio, churrasco com feijão tropeiro.