fbpx

Coluna Vitor Vogas

Euclério: “Casagrande é o homem que Deus usa para mudar Cariacica”

Manifestando “gratidão eterna” a Casagrande, Euclério o tratou como um enviado por Deus à Terra, em discurso no comício de lançamento da sua campanha

Publicado

em

Euclério Sampaio (ao centro) e os aliados em seu palanque

Euclério Sampaio (ao centro) e os aliados em seu palanque

Em um discurso bem no seu padrão – enfático, lacônico, um pouco místico e um tanto cômico –, o prefeito Euclério Sampaio (MDB) manifestou na noite dessa segunda-feira (26) sua “gratidão eterna” ao governador Renato Casagrande (PSB), tratado por ele como um instrumento divino, um enviado por Deus à Terra, ou melhor, a um rincão muito específico do planeta, chamado Cariacica, para transformar o município. “Quero saudar o meu governador, que é o homem que Deus usa pra me ajudar a transformar a cidade de Cariacica. E, por esse homem, eu tenho gratidão eterna”, afirmou Euclério, pedindo aplausos aos espectadores que lotaram seu comício.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O discurso foi feito por Euclério, ao lado de Casagrande, durante o ato de lançamento de sua campanha, numa área de eventos do bairro Jardim América, diante de um grande público, estimado em cerca de 6 mil pessoas pela assessoria da campanha do prefeito.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Além de Casagrande, o palanque foi reforçado por alguns dos principais aliados políticos de Euclério. Entre eles, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), o deputado federal Messias Donato (Republicanos), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), os deputados estaduais Denninho Silva (União), Janete de Sá (PSB) e Bispo Alves (Republicanos), a secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes (PSB), o secretário-chefe da Casa Civil, Juninho Abreu, e sua candidata a vice-prefeita, Shymenne de Castro (PSB).

Num discurso tipicamente eucleriano, econômico nas palavras, o candidato à reeleição apresentou as linhas mestras de sua campanha. Acima de tudo, enalteceu a parceria política e pessoal com Casagrande, exaltou as realizações de seu governo, reconhecendo que a maior parte delas foi proporcionada pelos investimentos estaduais, e pediu à população para renovar seu mandato a fim de que “o trabalho continue”.

“Tudo o que eu sonhei e o povo sonhou aqui, Renato botou a mão para que fosse realizado. Eu tenho que ser grato ou não?”, perguntou Euclério à plateia, tratando o governador como se fosse um Rei Midas ou, de fato, um santo milagreiro que transforma aquilo que toca.

“Em três anos e oito meses, fizemos muito. Mais do que nos últimos vinte anos. Mais do que aqueles que estão nas ruas criticando a atual gestão. Mas, apesar de termos feito muita coisa, tem muita coisa pra fazer! E a população não pode deixar que o que está sendo feito pare. Os trabalhos têm que continuar!”, exclamou o prefeito, celebrando também, precisamente, a sua própria capacidade de trabalho:

“Esse calor humano vai me fazer acordar amanhã às duas da manhã, pra trabalhar. Quem pensa que, por estar bom, eu vou amolecer, está enganado. É aí que eu vou dobrar as reuniões”.

> É mesmo ele?!? O surpreendente plano de governo do Capitão Assumção para Vitória

Entre as realizações concretas desse “trabalho” em parceria com Casagrande, Euclério destacou o Parque da Biquinha, a municipalização da BR 262 e a nova Avenida América. “A Avenida América eu pedi a Renato. E é um sonho do meu bairro. Nasci aqui [em Jardim América], e todo mundo queria essa avenida e ninguém entregava. Renato realizou esse sonho.”

Ao mesmo tempo, mesmo estando bem à frente em pesquisas eleitorais, Euclério centrou fogo nos seus dois únicos adversários nas urnas: Célia Tavares (PT) e Ivan Bastos (PL). “Não vamos estragar a cidade. São três projetos que a cidade tem. Um já governou oito anos, e vocês conhecem. Não vou falar nele. O segundo prega o ódio e quer romper com o Governo Estadual. Aí Cariacica morre. Quer romper com todo mundo. Acha que tem uma casta elitizada que pode resolver tudo. Quer implantar o terror.”

Como se vê, Euclério não citou nomes, mas mirou em alvos certos. O primeiro é o deputado federal Helder Salomão (PT), principal apoiador de Célia, secretária de Educação de Cariacica durante os “oito anos” (frisados pelo prefeito) em que Helder governou Cariacica.

O outro é o radicalismo do PL (partido de Ivan Bastos), do senador Magno Malta e do ex-presidente Jair Bolsonaro, adversários de Casagrande. Inusitadamente, o mesmo Euclério que critica o sectarismo e o ódio pregado por essa corrente política é apoiador do ex-presidente Bolsonaro.

“E o terceiro projeto é a gente, que está construindo uma nova Cariacica, criando melhores condições de vida para o povo”, arrematou Euclério, pedindo aos presentes para votarem nele e atuarem como multiplicadores. Nesse ponto, em mais um quê de religiosidade, o prefeito usou a segunda pessoa do plural (raríssima em português do Brasil e só encontrada por aqui na Bíblia): “Conversai com os vossos amigos!”

O prefeito ainda declarou, profeticamente: “Quem coloca Deus em primeiro lugar tem a possibilidade de conseguir tudo”.

> Análise: o que explica o “gigante eleitoral” que virou Euclério Sampaio?

Duelo de despertadores

Com uma pitada de humor involuntário, ao exaltar a si mesmo e a Casagrande como trabalhadores incansáveis, Euclério afirmou que o governador o supera na categoria “madrugador”:

“Eu acordo de madrugada, por volta das 4 horas. Vou ver, ele já tá lá. Eu digo ‘puxa vida’… ia falar um palavrão… ‘ele acordou primeiro’. Não é fácil, não!”

Disse, ainda:

“Observem o governador Renato. Podem falar o que quiserem dele. Mas é um homem religioso e é um homem de família e trabalhador. Isso ninguém pode questionar”.

Madrugador ou Madruga?

Pareceu o Professor Girafales falando do Seu Madruga: para elogiar Casagrande, jogou-o um pouco para baixo.

Da esquerda para a direita: Shymenne de Castro, Renato Casagrande, Eculério Sampaio e Ricardo Ferraço

Da esquerda para a direita: Shymenne de Castro, Renato Casagrande, Euclério Sampaio e Ricardo Ferraço

Indireta para Helder

Euclério também dirigiu palavras amigas aos aliados presentes no palanque. Ao celebrar o deputado federal Messias Donato, eleito em 2022 graças ao apoio dele, o prefeito endereçou mais uma indireta a Helder Salomão, também deputado federal:

“Tem deputado aí que diz que manda dinheiro. Só se ele manda para a casa dele e para os amigos dele, porque quem manda aqui é Messias, é Gilson Daniel”.

> Pesquisa em Cariacica: eleição para prefeito já nasce quase definida

O que ele disse sobre os demais

Sobre Ricardo Ferraço: “Meu presidente de partido, meu vice-governador e meu amigo do MDB”.

Sobre sua candidata a vice e ex-secretária de Governo e Recursos Humanos, Shymenne de Castro: “Desde o primeiro dia de governo, ela me ajuda a organizar e a executar todos os trabalhos realizados na cidade”.

Sobre Janete de Sá: “Guerreira e parceira”.

Sobre Denninho Silva: “Meu sobrinho e meu irmão, tem me ajudado em tudo”.

Sobre Denninho, Janete e Marcelo: “Meu exército na Assembleia”.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui