fbpx

Coluna Vitor Vogas

O maior fenômeno de popularidade entre os prefeitos da Grande Vitória

De acordo com série de pesquisas da Futura para a Rede Vitória, prefeitos de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória estão bem avaliados. Mas uns estão mais que outros, e um deles é destaque absoluto quando se trata de aprovação popular

Publicado

em

Da esquerda para a direita: Euclério Sampaio, Sérgio Vidigal, Rose de Freitas, Solange Lube, Arnaldinho Borgo e Wanderson Bueno

Em matéria de aprovação popular, os cinco atuais prefeitos das cidades que historicamente constituem a Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória) estão bem avaliados no momento. Em pleno período eleitoral, nenhum deles pode se queixar de baixa aprovação popular, a julgar pelos números da série de pesquisas realizadas pelo instituto Futura Inteligência para a Rede Vitória ao longo de agosto.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas um deles se destaca dos demais como o campeão dos campeões quando se trata da popularidade alcançada entre os seus concidadãos. Nesse recorte, o recordista absoluto é Wanderson Bueno (Podemos). A aprovação do prefeito de Viana supera até a de Arnaldinho Borgo (Podemos) e a de Euclério Sampaio (MDB), que também podem ser considerados “fenômenos de popularidade” ao fim do primeiro mandato. Ou seja: Wanderson, nesse enfoque, é um fenômeno ainda maior.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Candidato à reeleição, o prefeito de Viana é considerado bom ou ótimo por 87,2% dos entrevistados pela Futura.

Em segundo lugar vem Arnaldinho. Também candidato à reeleição, o prefeito de Vila Velha é bom ou ótimo para 82,6%.

O terceiro da lista é o prefeito de Cariacica. Igualmente em busca de novo mandato, Euclério é bom ou ótimo para 69,2%

Na sequência aparece o prefeito de Vitória. Também buscando renovar o mandato, Lorenzo Pazolini (Republicanos) é bom ou ótimo para 63%.

Fechando o ranking, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), é considerado bom ou ótimo por 61,1%. Dos cinco prefeitos em questão, Vidigal é o único que não concorre à reeleição. Mesmo podendo fazê-lo, ele preferiu não disputar, lançando Weverson Meireles (PDT) como seu candidato à sucessão.

Na administração pública, qualquer índice de bom + ótimo superior a 50% costuma ser bem recebido pelas equipes de governo. Qualquer marca acima de 60% é motivo de regozijo. Acima de 70% é excelente. Acima de 80% é fantástico. Beirando os 90% é bizarro (no bom sentido do termo).


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui