fbpx

Coluna Vitor Vogas

Caetano declara apoio à reeleição de Casagrande antes de show em Vitória

O cantor e compositor rendeu grandes elogios ao atual governador. Assim como Casagrande, ele apoia Lula para a Presidência

Publicado

em

Caetano e Casagrande. Foto: Reprodução Instagram

“Tô me sentindo muito sozinho…” No show que fará na noite deste sábado (24) em Vitória, no Espaço Patrick Ribeiro, o cantor e compositor Caetano Veloso poderia dedicar a Renato Casagrande (PSB) esse famoso verso da canção de Peninha “Sozinho”, imortalizada em sua voz. Afinal, a última pesquisa do Ipec para a Rede Gazeta, divulgada na última quinta-feira (22), indica que o atual governador continua completamente isolado na ponta da corrida ao Palácio Anchieta, com 53% das intenções de voto no cenário estimulado. O segundo, Manato (PL), tem 18%.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Caetano obviamente não fará isso. Mas fez algo bem melhor para Casagrande: neste sábado (24), um dos fundadores do movimento tropicalista declarou apoio à reeleição do governador, enchendo-lhe de elogios e chamando o seu governo de “luz para o Brasil”. A declaração de Caetano em vídeo, dirigindo-se ao povo do Espírito Santo, foi publicada na tarde deste sábado no Instagram de Casagrande.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

“Eu estou aqui em Vitória e pra mim é muito importante que este lugar se chame Vitória do Espírito Santo. Muito importante! E, por isso, eu quero pedir que as pessoas do Espírito Santo reelejam o governador Casagrande, porque a luz que vem crescendo aqui é muito importante para o futuro do Brasil e do mundo.”

Na legenda do reel publicado em sua conta, Casagrande agradeceu ao ícone da MPB, exprimindo sua alegria com a manifestação. E, sem muita modéstia, tomou emprestada a metáfora do poeta:

“É enorme a minha alegria ao receber o apoio de Caetano Veloso. Sua grandeza histórica para o Brasil, sua inventividade artística para o mundo, seus versos e seu pensamento críticos preenchem todos os melhores cantos da nossa alma. Seu apoio nos anima para continuarmos avançando e tornando o ES luz para o Brasil. Muito obrigado, Caetano!”

> Guerino recebeu 320 vezes menos dinheiro que Kalil, do mesmo partido, para campanha

Lula, Ciro, Coser…

No último dia 19, Caetano declarou apoio a Lula (PT) na eleição presidencial em um vídeo gravado por ele, com direito ao conhecido “L” formado com o indicador e o polegar, “mesmo a gente adorando Ciro e respeitando o que ele planeja e promete”.

Embora sem manifestações enfáticas durante a campanha a governador, Casagrande também apoia Lula e conta com o PT em sua coligação estadual. Assim como Caetano, o governador tem grande apreço por Ciro – cujo PDT também integra sua extensa coligação. O ex-governador do Ceará foi o candidato de Casagrande à Presidência no 1º turno em 2018, e os dois já foram companheiros no PSB.

Em breve ato de campanha no município da Serra no início deste mês, Ciro pediu votos para Casagrande a governador.

Na campanha à Prefeitura de Vitória em 2020, Caetano declarou apoio ao petista João Coser. O PSB de Casagrande apoiou o ex-prefeito – derrotado por Lorenzo Pazolini (Republicanos) –, mas o governador ficou na moita.

> Por que Ricardo Ferraço não aparece na propaganda eleitoral de Casagrande? 

Paulo Hartung

Ao longo desta campanha, a coluna tem registrado que, por incrível que pareça, o candidato ao Palácio Anchieta mais “identificado” com o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) é, direta ou indiretamente, o próprio Casagrande. Outrora aliados, os dois romperam em 2014 e, desde então, são grandes adversários no contexto da política local.

Apesar da rivalidade, os pontos de contato têm aparecido. E a expressão de Caetano, ecoada por Casagrande, é mais um. Em seu último mandato (2015-2018), Hartung costumava empregar exatamente a mesma metáfora para referir-se ao Espírito Santo: “luz para o Brasil”, dizia ele, “neste nevoeiro espesso que estamos atravessando”.

Grande admirador de Caetano, Hartung também costumava citar um verso do tropicalista no clássico “Sampa” (“o avesso do avesso do avesso”), para aludir a qualquer coisa que, para ele, seria um grande contrassenso.

> Giro 360: Manato associa Casagrande ao PT e a… Paulo Hartung

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.