fbpx

Coluna Vitor Vogas

Vice de Pazolini, Cris Samorini pode virar prefeita de Vitória?

E mais: a ausência de Aridelmo no anúncio da vice de Pazolini; em Brasília, Ramalho recebe manifestação pessoal de apoio de Bolsonaro

Publicado

em

Cris Samorini e Lorenzo Pazolini

Cris Samorini e Lorenzo Pazolini. Foto: Divulgação

Como já analisamos aqui, o cenário do pós-Casagrande está absolutamente em aberto no Espírito Santo. O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) é sempre um dos nomes lembrados como potencial candidato a governador em 2026, caso seja reeleito agora. A hipótese ganhará tanto mais força quanto maior for a votação de Pazolini. Se ele for reeleito, por exemplo, com uma votação acachapante, turbinará o próprio capital político, podendo, sim (por que não?), buscar alçar voos maiores em 2026.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Se o prefeito realmente quiser galgar a posições maiores no cenário estadual, ele terá de renunciar ao segundo mandato de prefeito até abril de 2026 (com um terço do mandato cumprido). Nesse caso, quem assumirá o cargo de prefeita será a vice-prefeita eleita com ele agora em outubro, Cris Samorini – frisando sempre: tudo isso, hipoteticamente, em caso de vitória nas urnas na presente eleição municipal.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

O próprio Pazolini não descarta

Vale lembrar o que o próprio Pazolini declarou a respeito dessa hipótese no último dia 2, logo após a convenção do Republicanos em Vitória, na qual ele teve homologada a candidatura à reeleição. Indagado sobre a possibilidade de interromper o mandato para concorrer a algo em 2026, Pazolini não a rechaçou:

“Nós não temos sequer domínio sobre o amanhã. Nós não sabemos o que vai acontecer amanhã. Então estamos focados hoje em preparar a nossa campanha, registrar a ata necessária e todas as formalidades legais, para de fato apresentar à cidade um plano de governo robusto, com melhorias. Esse é o nosso foco. É muito difícil planejar o futuro sob tantas incertezas”.

Conclusão: no plano hipotético, Cris Samorini pode passar de presidente da Findes a prefeita de Vitória em menos de dois anos, sem ter sido candidata a chefe do Executivo Municipal. E não se trata de uma hipótese remota, já que o próprio Pazolini não a descarta.

Aniversário na seção eleitoral

Cris Samorini nasceu em Vitória, no dia 6 de outubro de 1978. Completará 46 anos exatamente no dia do 1º turno. Ela e Pazolini poderão cortar um bolo e cantar parabéns na seção eleitoral. Daria uma boa foto.

Numa eleição dura como a que se anuncia, uma vitória em 1º turno (para eles ou qualquer outra chapa) soa pouco provável. Mas, sempre falando em hipótese, se isso ocorrer, a festa à noite será em dobro, após a contagem dos votos e a proclamação do resultado.

Ausência de Aridelmo chama a atenção

Falando em festa, quem não compareceu à do anúncio de Cris Samorini como vice de Pazolini foi o ex-secretário municipal de Governo Aridelmo Teixeira (Novo). Ele era o principal concorrente de Cris pela vaga.

O anúncio foi feito por Pazolini por volta das 16h30 dessa quarta-feira (14), na sede do Republicanos, numa sala comercial na Enseada do Suá. Participaram o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, e o do PP, Josias da Vitória, além de outros membros das duas legendas, após uma reunião.

Aridelmo nem sequer passou por lá. A sua ausência foi muito notada, gerando especulações de que ele não teria levado tão bem assim a decisão de Pazolini.

O presidente estadual do Novo, Iuri Aguiar, afirmou à coluna que, de sua parte, a decisão de Pazolini foi encarada com muita tranquilidade e conta com todo o seu apoio. Mas ele não falou em nome de Aridelmo.

Entramos em contato com o ex-secretário, pedindo-lhe uma manifestação. Até a publicação desta coluna, ele não nos respondeu.

As licenças de Cris na CNI e na Findes

Para poder participar do processo eleitoral, Cris já está licenciada de suas funções tanto na Findes como na Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde é a atual diretora financeira.

Na Findes, ela acaba de passar a presidência para seu sucessor, Paulo Baraona, empossado no fim de julho. Como presidente emérita da federação, ela se tornaria, automaticamente, delegada titular da Findes na CNI, ao lado de Baraona. Mas, como está licenciada, nem chegou a tomar posse desse cargo.

Estará querendo tomar posse de outro, no dia 1º de janeiro…

A foto: Ramalho recebe manifestação pessoal de apoio de Bolsonaro

Nessa quarta-feira (14), o Coronel Alexandre Ramalho (PL) foi a Brasília, encontrou-se com Jair Bolsonaro (PL) e recebeu a manifestação pessoal de apoio do ex-presidente da República à sua candidatura a prefeito de Vila Velha.

Ramalho e Jair Bolsonaro. Foto: Assessoria de Ramalho

Ramalho e Jair Bolsonaro (14/08/2024). Foto: Assessoria de Ramalho

Segundo a assessoria de Ramalho, ele e Bolsonaro gravaram vídeos lado a lado e posaram para fotos de campanha.

Bolsonaro prometeu ainda visitar Vila Velha durante a campanha municipal.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui