Eleições 2024
Mais de 360 mil eleitores devem ir às urnas na Serra neste domingo
No Espírito Santo, o único município que terá votação no segundo turno será a Serra
A votação para o segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo (27) a partir das 8h. No Espírito Santo, o único município que terá votação será a Serra. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 362.524 eleitores estão aptos para votar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No primeiro turno, Weverson Meireles (PDT) e Pablo Muribeca (Republicanos) disputaram com Audifax Barcelos, que chegou a liderar nas pesquisas, Igor Elson, Professor Roberto Carlos, Wylson Zon e Antonio Bungenstab. O pedetista terminou a apuração com 39,66%, enquanto o candidato do Republicanos teve 25,20%.
Após o primeiro turno, os candidatos à prefeitura da Serra foram recebidos no programa EStúdio 360 da TV Capixaba para apresentarem suas propostas ao público. Na ocasião, Muribeca deu destaque para a criação de um semáforo de três tempos para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Por outro lado, Weverson destacou a proposta de aumentar a Guarda Municipal para ter turnos 24 horas.
O voto é obrigatório no Brasil para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.
Primeiro turno
Dos 42 prefeitos que tentaram a reeleição no Espírito Santo, 32 saíram vitoriosos. Em relação aos partidos, o PSB se manteve como maior partido do estado, com 21 prefeitos eleitos. Em seguida, o PP com 12 e o Podemos com 11.
Na Grande Vitória, os prefeitos de Cariacica, Vila Velha e Vitória foram reeleitos. Euclério Sampaio, do (MDB) obteve 88,61% dos votos. Arnaldinho Borgo, do Podemos, foi reeleito com 78,93%. Na capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos) recebeu 55,54% dos votos para reeleição.
Outros prefeitos também tiveram resultados expressivos nas votações. Em Alfredo Chaves, por exemplo, Hugo Luiz (PP), teve 95,24%, sendo a maior porcentagem do estado. Em seguida, Wanderson Bueno, do Podemos, conseguiu 92,49% em Viana.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui