fbpx

Diversão

Inscrições gratuitas abertas para visitas à Rota da Tartaruga

A iniciativa é uma oportunidade para o público conhecer e apoiar a conservação das tartarugas-marinhas. As visitas são gratuitas e começam em 05 de fevereiro

Publicado

em

A magia das tartarugas-marinhas inspira a preservação e a conexão com a natureza. Foto: Divulgação

A magia das tartarugas-marinhas inspira a preservação e a conexão com a natureza. Foto: Divulgação

As inscrições para a Rota da Tartaruga começam nesta quarta-feira (15) e oferecem uma oportunidade de unir lazer, aprendizado e contato direto com a natureza. Promovida pela ArcelorMittal, unidade de Tubarão, em parceria com o Projeto Tamar, a iniciativa promete encantar quem deseja aprender mais sobre esses animais ameaçados de extinção e sobre os desafios da preservação ambiental.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As visitas começam no dia 5 de fevereiro e acontecerão ao longo do ano, sempre às quartas e sextas-feiras pela manhã. Cada grupo pode ter entre 20 e 27 pessoas, e um total de 36 visitas estão previstas para 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no portal Programa Conectar.

Rota cheia de descobertas

A programação tem início no Projeto Tamar, na Praça do Papa, em Vitória. Lá, os visitantes aprendem sobre as diferentes espécies de tartarugas-marinhas, suas rotas migratórias e ciclos de vida. A visita inclui também um museu com esqueletos que ajudam a entender a anatomia desses animais e a observação das tartarugas nos aquários do local.

Depois, o grupo segue para o deck das tartarugas, no canal de retorno de água do mar da ArcelorMittal, em Tubarão. Ali, é possível acompanhar estudos científicos e entender como funciona o processo de captura e devolução das tartarugas ao oceano.

Transporte garantido

Para facilitar a experiência, a ArcelorMittal oferece um ônibus exclusivo para os grupos. O transporte busca os visitantes no ponto de encontro ou na instituição previamente agendada, leva até os locais da visitação e faz o trajeto de volta ao final do passeio.

Mais de 20 anos de preservação

Desde 2000, a ArcelorMittal e o Projeto Tamar já devolveram mais de 5 mil tartarugas-verdes à natureza. A parceria também realiza estudos de biometria, análises laboratoriais e monitoramento das águas locais, contribuindo para a conservação do ecossistema marinho.

Serviço

Inscrições: A partir de 15 de janeiro, pelo portal Conectar.
Início das visitas: 5 de fevereiro de 2024.
Dias: Quartas e sextas-feiras pela manhã.
Capacidade: Mínimo de 20 e máximo de 27 visitantes por grupo.

Veja também

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui