Diversão
Festa de São Benedito e São Sebastião agita Itaúnas até segunda
A tradicional festa folclórica em Itaúnas conta com apresentações culturais, missas, procissões e manifestações de grupos locais
A tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião, realizada em Conceição da Barra, no extremo Norte do Espírito Santo, promete atrair turistas e celebrar a cultura local. Organizada pela Associação de Folclore de Conceição da Barra, a festa faz parte do Encontro dos Grupos Folclóricos do município e terá seu encerramento em Itaúnas, na segunda-feira (20).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O evento teve início no sábado (11) e segue até o dia 20 de janeiro, com diversas apresentações culturais e religiosas. A programação inclui manifestações folclóricas de grande importância, como o Ticumbi de Itaúnas, comandado por Mestre Nil Falcão. O ensaio geral do grupo será na quinta-feira (16), às 22h, no sítio de Rivis Campos.
Programação da Festa de São Benedito e São Sebastião
Na sexta-feira (17), as atividades começam às 8h, com a chegada do Ticumbi na ponte de Itaúnas. À tarde, será realizada a fincada do mastro de São Benedito pelo Ticumbi de Itaúnas, seguida de apresentações como o Reis de Boi do Mestre Antônio Conceição, o Jongo de Sant’Ana da Mestra Maria Amélia, e o Jongo de São Bartolomeu, do Mestre Juscelino Tatu. A noite terá ensaio geral do Ticumbi do Bongado, do Mestre Wantuil Gomes, na casa de João Velho, no sertão de Itaúnas.
Jesus Vida Verão: confira os shows na orla de Camburi em janeiro
A programação de sábado (18) será repleta de atividades. A partir das 8h, o Ticumbi do Bongado chega à ponte de Itaúnas, com recepção das Pastorinhas. Às 10h, será celebrada a missa a São Benedito, seguida pela apresentação do Ticumbi de Itaúnas. Durante a tarde, outras atrações culturais, como o Rei de Bois de Mestre Dito e o Jongo de São Cosme Damião, estarão na capela de São Benedito e praça adjacente.
À noite, haverá a procissão de São Benedito, seguida da novena de São Sebastião e apresentações do 2º Ato do Alardo de São Sebastião, com grupos folclóricos locais. A noite termina com o samba de São Sebastião, além de apresentações de Jongo e Reis de Boi.
Cultura local em destaque
O cientista social Jefferson Gonçalves, secretário da Associação de Folclore de Conceição da Barra, explica o significado de algumas manifestações culturais da festa. O Alardo, por exemplo, é uma encenação da Guerra Santa, que remonta às Cruzadas da Idade Média, enquanto o Reis de Boi celebra o nascimento de Jesus com personagens míticos como o boi e o lobisomem. Já o Jongo, uma dança de roda com tambores e reco-reco, influencia até o forró local. As Pastorinhas, com suas coreografias de cestas e arcos floridos, também fazem parte das tradições culturais que marcam o evento.
A Festa de São Benedito e São Sebastião de Conceição da Barra conta com o apoio da Suzano, Prefeitura de Conceição da Barra e Cesan, além de recursos do Funcultura, Governo do Estado do Espírito Santo. O evento também foi realizado nas comunidades Córrego do Alexandre e Barreiras, entre os dias 10 e 12 de janeiro.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui