fbpx

Diversão

6 trilhas que vão te surpreender no Espírito Santo

Se você ama natureza e quer desbravar novas rotas, separamos destinos próximos que vão te encantar com belas paisagens

Publicado

em

Você ama belas paisagem, estar em contato com a natureza e boas aventuras? O Espírito Santo é repleto de montanhas e matas que são perfeitas para quem curte caminhar e se aventurar por trilhas. O Morro do Moreno, em Vila Velha, e o Morro Mestre Álvaro, na Serra, já estão consolidados como destinos para quem busca aventura. Mas se você ama natureza e quer desbravar novas rotas, separamos destinos próximos que vão te surpreender com belas paisagens:

PEDRA DAS CAVEIRAS

Pedra das Caveiras, em Atílio Vivácqua. Foto: Instagram/@vamopratriha

Pedra das Caveiras, em Atílio Vivácqua. Foto: Instagram/@vamopratriha

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O topo de uma montanha exuberante no interior de Atílio Vivácqua, no Sul do Espírito Santo, revela uma vista espetacular. Além da beleza da chamada Pedra das Caveiras, conta a lenda que um tesouro foi escondido pelo antigo dono das terras, que teria feito um pacto com o diabo. O encontro de sete caveiras em uma gruta da pedra deu origem à história e ao nome do ponto turístico.

A Pedra das Caveiras fica na localidade de Praça do Oriente e está a cerca de sete quilômetros da sede. A subida até a caverna, que tem um grande salão de pedra a 605 metros de altitude, dura cerca de uma hora de trilha e o acesso ao lugar passa por uma propriedade particular. O local tem uma vista deslumbrante e privilegiada, com fauna e flora preservadas. É ponto constante da visita de trilheiros e montanhistas. A trilha requer um esforço médio.

TRÊS PONTÕES

Três Pontões, Afonso Cláudio. Foto: Instagram/@nattrilha_

Três Pontões, Afonso Cláudio. Foto: Instagram/@nattrilha_

A pedra fica a 1.110 metros do nível do mar e é muito procurada para esportes de aventuras e admiradores da natureza. A montanha está localizada numa propriedade particular, na fazenda que pertence à família de Itamar Tesch. Lá funciona o Cantinho Três Pontões, que oferece ao turista hospedagem rural, alimentação e trilha guiada até os Três Pontões. É um lugar bem simples e muito aconchegante, perfeito pra quem deseja curtir aquele clima raiz de interior mesmo.

São aproximadamente 6 quilômetros de trilha, com duração de 3 a 4 horas. É uma trilha de nível moderado. E todo esforço é compensado pela bela paisagem.

PEDRA DA PENHA

Pedra da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim. Foto: Reprodução

Pedra da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim. Foto: Reprodução

Nas montanhas de Cachoeiro de Itapemirim está uma das maravilhas naturais do estado do Espírito Santo: a Pedra da Penha. Com um visual de tirar o fôlego lá no topo, a Pedra da Penha é o ponto mais alto do município.

Cada vez mais procurada por pessoas que buscam contato com a natureza e aventuras, a trilha conta com um percurso de 4 km (subida e descida). O local é equipado com degraus e cabos de aço no lugar de mais difícil acesso. Apesar disso, a trilha é considerada de nível moderado, podendo ser feita até por pessoas que não estão acostumadas a tais aventuras.

CRUZEIRO ALTO LIBERDADE

Cruzeiro Alto Liberdade, em Marilândia. Foto: Reprodução/@thiago_tlm

Cruzeiro Alto Liberdade, em Marilândia. Foto: Reprodução/@thiago_tlm

A pedra do Cruzeiro é a rocha central e no cume está erguida uma cruz de 13 metros de altura. Também conhecida como Pedra da Liberdade, localiza-se à 7 Km da sede do município de Marilândia na comunidade de Alto Liberdade. Avistado à quilômetros da cidade é uma das montanhas mais altas da região com mais de 700 metros de altura e 2.166 degraus.

Além de um belíssimo lugar que atrai turistas, a Pedra do Cruzeiro é um local sagrado para os fiéis que sobem a montanha para pagar promessas, fazer pedidos (principalmente chuva em tempos de seca), agradecer graças alcançadas ou somente a passeio.

A vista maravilhosa do alto da pedra onde se vê Colatina e trechos de outros municípios é um forte convite para um piquenique, com a vegetação ao redor bastante exuberante, onde são encontrados remanescentes de várias espécies que antigamente habitaram a região conhecida pela fertilidade da caça.

MONTE AGHÁ

Nascer do Sol no Monte Aghá, em Piúma. Foto: Reprodução/Instagram/@vamopratrilha

Nascer do Sol no Monte Aghá, em Piúma. Foto: Reprodução/Instagram/@vamopratrilha

Um dos principais cartões postais de Piúma, essa montanha é um ícone da região Sul do Espírito Santo. O Monte Aghá possui 340 metros de altitude e está localizado na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Guanandy. O local se transformou em uma atração turística para os amantes de esporte de aventura, como escalada, rapel, voo livre e caminhadas.

O nascer e o pôr do sol no Monte Aghá são um espetáculo à parte. A mistura de cores no céu é a moldura perfeita para fotos incríveis.

FORNO GRANDE

Parque Estadual Forno Grande. Foto: Reprodução/@parquefornogrande

Parque Estadual Forno Grande. Foto: Reprodução/@parquefornogrande

O pico, localizado no Parque Estadual do Forno Grande, na zona rural de Castelo, é o segundo ponto mais alto do estado, com 2.029 metros de altitude, ficando atrás do Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. A trilha pode ser feita somente até as 14 horas.

A 1.200 metros do centro de visitantes do parque, estão as piscinas naturais formadas e trabalhadas pela água nas fraturas da rocha. Devido à presença mineral nas rochas, assim como da matéria orgânica de plantas em decomposição, a água ganha um tom amarelado.

Lá do alto do pico é possível contemplar a vista panorâmica dos municípios de Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Vargem Alta, além do Frade e a Freira, do Parque do Itabira e do Pico da Bandeira. É de encher os olhos.

O parque, aberto ao público, apresenta trilhas de fácil acesso, onde há pontos de água potável (bicas), bancos e mesas para contemplação, descanso ou lanche. O Centro de Visitantes Olavo Perim Galvão conta em sua estrutura com banheiros, bebedouros e museu, com coleções de flora e fauna, incluindo bichos empalhados encontrados na floresta.

Veja também

 

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui