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Veículo autônomo entra em operação no Espírito Santo

Primeiro caminhão autônomo a operar em um terminal portuário no Brasil, transformando a logística no Portocel, em Aracruz

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Caminhão autônomo em operação no Portocel, em Aracruz (ES), marcando um marco histórico para o setor portuário brasileiro

Caminhão autônomo em operação no Portocel, em Aracruz (ES), marcando um marco histórico para o setor portuário brasileiro. Foto: Divulgação

Um caminhão totalmente automatizado entrou em operação no Portocel, terminal portuário localizado em Aracruz, no Espírito Santo, tornando-se o primeiro no país a incorporar essa inovação no setor portuário. Desenvolvido em parceria pela Lume Robotics, a VIX Logística e o próprio Portocel, o veículo já realiza movimentações de celulose dentro do terminal, representando um avanço tecnológico significativo para a logística portuária.

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Segundo a Portocel, a operação do caminhão autônomo é o resultado de um projeto iniciado em 2019, que tinha como objetivo transformar as operações logísticas no terminal por meio da tecnologia. Com um sistema totalmente controlado por inteligência artificial, o veículo é capaz de se mover pelas vias internas do terminal sem a necessidade de um motorista, revolucionando a maneira como as atividades portuárias são realizadas no Brasil.

A tecnologia por trás do caminhão autônomo

Equipado com câmeras, sensores e uma poderosa inteligência artificial, o caminhão autônomo realiza todas as operações de movimentação de carga de forma automatizada. Além disso, a tecnologia conta com sistemas de segurança que permitem ao veículo identificar obstáculos e reagir de forma rápida e precisa. Sua capacidade de resposta, com um tempo de reação de apenas um décimo de segundo, supera a dos motoristas humanos, garantindo mais segurança e eficiência no processo.

Durante os últimos 12 meses, o caminhão foi submetido a testes intensivos nas vias internas do Portocel, totalizando mais de 4.500 km percorridos e 400 horas de movimentação assistida. Esses testes não apenas validaram os parâmetros de segurança do sistema, como também confirmaram a eficácia da tecnologia em operações reais, com a movimentação de cargas de celulose.

Brasil na vanguarda da tecnologia autônoma

A operação do caminhão no Portocel coloca o Brasil na vanguarda da tecnologia de veículos autônomos. De acordo com Rânik Guidolini, diretor executivo da Lume Robotics, essa é a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em ambientes portuários no Hemisfério Sul, posicionando o Brasil entre os poucos países que dominam essa tecnologia avançada. “Esse avanço coloca o Brasil em um seleto grupo de nações que lideram o desenvolvimento de uma tecnologia projetada para movimentar trilhões de dólares até 2050”, destaca Guidolini, citando a pesquisa da Strategy Analytics.

O futuro da logística portuária

A introdução do caminhão autônomo no Portocel é um passo importante não apenas para o terminal, mas para todo o setor portuário. Alexandre Billot Mori, gerente executivo da Portocel, afirma que a solução representa a concretização da estratégia do terminal em buscar sempre a excelência operacional por meio da inovação. “Estamos elevando os padrões de segurança e eficiência em nosso terminal, e essa parceria demonstra o compromisso com o futuro da logística portuária”, diz ele.

De acordo com Elias Alves, diretor da VIX Logística, o futuro da logística estará cada vez mais voltado para o uso de veículos autônomos. “2025 será o ano dos veículos autônomos, e este projeto com o Portocel é um exemplo claro da viabilidade e dos benefícios dessa tecnologia para o setor portuário, especialmente no transporte de celulose”, conclui Alves.

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