fbpx

Dinheiro

Saiba quanto o seu plano de saúde vai aumentar

Percentual será válido até 30 de abril de 2025. Segundo a ANS, cerca de 15,6% dos consumidores estarão sujeitos ao reajuste

Publicado

em

Planos de saúde terão reajuste de quase 7% neste ano. Foto: FreePik

Planos de saúde terão reajuste de quase 7% neste ano. Foto: FreePik

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou um reajuste nos planos de até 6,91% ainda neste ano, tanto nas modalidades individuais quanto familiares. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (04) e a medida ainda será publicada no Diário Oficial da União.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O percentual será válido para o período entre 1º de maio de 2024 e 30 de abril de 2025. Segundo a ANS, cerca de 15,6% dos consumidores de planos de saúde estarão sujeitos ao reajuste.

Mesmo válido para os planos individuais e familiares, o percentual também deve servir de parâmetro para os outros tipos de planos. Essa mudança pode ser aplicada pela operadora no mês de aniversário do contrato. No caso de mudança de faixa etária no período, o consumidor poderá ter dois reajustes no mesmo ano.

Acima da inflação

O índice de reajuste ficou acima da média da inflação deste ano. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses fechou em 3,69%, aproximadamente metade do reajuste.

De acordo com o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, o índice de reajuste reflete a variação das despesas assistenciais ocorridas em 2023 em comparação com as despesas assistenciais de 2022.

“Quando falamos de planos de saúde, a variação de despesas está diretamente associada à variação de custos dos procedimentos e à frequência de utilização dos serviços de saúde”, explica.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui