fbpx

Dinheiro

Pix terá novas funções. Entenda as mudanças anunciadas pelo BC

Banco Central anunciou novas funcionalidades do Pix para trazer mais segurança e praticidade aos usuários

Publicado

em

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os usuários do Pix terão novas funcionalidades em breve. O Banco Central (BC) divulgou detalhes sobre três novidades no sistema de pagamentos instantâneos. As mudanças incluem o Pix Parcelado, o Pix em garantia e um canal de autoatendimento para contestação de golpes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde o dia 1º de abril, os comprovantes de agendamento devem exibir o termo “Agendamento Pix” e um ícone de calendário. Já os comprovantes de pagamentos concluídos terão um ícone de confirmação, facilitando a identificação das transações. A medida pretende combater golpes que utilizam falsos comprovantes para enganar vendedores e prestadores de serviços.

A partir de setembro, será possível parcelar pagamentos via Pix. Com a nova função, o pagador dividirá a transação em prestações, enquanto o recebedor terá acesso ao valor integral na hora. Essa funcionalidade busca ampliar o uso no comércio e facilitar compras de maior valor. Além disso, será aplicada a qualquer transação, incluindo transferências entre pessoas físicas.

Em garantia

Outra novidade é o Pix em garantia, previsto para 2026. Ele permitirá que valores a receber sejam usados como garantia para operações de crédito. O objetivo é oferecer crédito mais barato para empresas que utilizam o com frequência.

A funcionalidade será destinada a estabelecimentos comerciais e exigirá uma infraestrutura mais complexa. Segundo o BC, não haverá mudanças para o uso do Pix por pessoas físicas.

Contestação de golpes

Para aumentar a segurança dos usuários, o BC lançará um canal digital de contestação de golpes e fraudes. O novo mecanismo, chamado de Mecanismo Especial de Devolução (MED), será integrado aos aplicativos dos bancos e permitirá que o próprio usuário conteste transações indevidas em casos de fraudes, golpes e crimes.

Essa funcionalidade permitirá que o usuário conteste transações Pix de maneira rápida e intuitiva pelo aplicativo do banco, sem precisar acionar o atendimento. O MED poderá ser utilizado em desacordos comerciais, situações com terceiros de boa-fé e envios acidentais, como erros na digitação da chave Pix.