fbpx

Dinheiro

Furto de energia é flagrado em fábrica de laticínios e hortifruti do ES

Operação da Polícia Civil e EDP identificou ligações irregulares que impediam o registro do consumo de energia nos dois locais

Publicado

em

Viatura da Polícia Civil

Polícia Civil e EDP participaram da operação que flagrou duas empresas furtando energia elétrica na Grande Vitória. Foto: Divulgação

Uma fábrica de laticínios no bairro Vista da Serra, na Serra, e um hortifruti no bairro Vila Bethânia, em Viana, foram flagrados consumindo energia de forma irregular nesta segunda-feira (16). As fraudes foram identificadas durante uma operação de combate ao furto de energia realizada pela Polícia Civil e técnicos da EDP.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na fábrica de laticínios, os peritos constataram uma ligação direta na rede elétrica, sem qualquer registro do consumo. Já no hortifruti, a irregularidade envolvia fraude no medidor de energia, o que impedia a medição correta.

Operação e penalidades

A ação foi conduzida pela equipe da Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP) e contou com o apoio de técnicos da EDP. As ligações irregulares foram desfeitas e um inquérito policial foi instaurado para investigar os responsáveis.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime previsto no Artigo 155, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. Além do processo criminal, os proprietários dos estabelecimentos deverão pagar pelos valores referentes à energia não faturada e custos administrativos, conforme as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A EDP alerta que práticas como o “gato” representam risco à segurança, podendo provocar sobrecarga na rede, quedas no fornecimento e danos a equipamentos elétricos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui