Dinheiro
Evento de e-commerce terá mais de 20 oficinas e palestras no ES
Empresas como Aramis, Tambasa, Mercado Livre e XP Investimentos também marcam presença no Ecommerce.ES 2025

Ecommerce.ES 2025 terá 20 palestras e painéis sobre o assunto. Foto: Divulgação
O maior evento de e-commerce e transformação digital do Brasil fora de São Paulo chega à sua 4ª edição. Nos dias 13 e 14 de agosto, o Ecommerce.ES 2025 ocupará o Pavilhão de Carapina, na Serra, com programação dedicada a tendências, desafios e oportunidades no setor. Os ingressos ainda estão disponíveis.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O evento abrirá espaço para discutir o ambiente de negócios no Espírito Santo. Um dos destaques será a mesa “Panorama do ES para os próximos anos: atratividade do estado pós-benefício fiscal”.
O painel reunirá Pedro Chieppe Ferraço (Apex Partners), Mateus Oliveira (Grupo Private) e Rogério Salume (Secretaria de Desenvolvimento do ES) para debater a competitividade capixaba após mudanças no Programa Compete-ES.
O Compete E-commerce concede crédito presumido de ICMS, reduzindo a carga tributária efetiva para 1,1% nas vendas interestaduais a consumidores finais. Segundo dados de julho de 2025, o programa reúne 764 empresas ativas e sustenta mais de 16 mil empregos diretos e indiretos.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce nacional deve crescer 10% em 2025, com um faturamento estimado de R$ 224,7 bilhões. O volume de pedidos deve ultrapassar os 435 milhões de transações, representando um crescimento de 5%.
Outros destaques
Com foco em inovação, marketing, tecnologia e expansão, o evento reforça o Espírito Santo como polo estratégico para negócios digitais. Entre os nomes confirmados estão Rafael Kiso (mLabs), que abordará marketing e fidelização; André Siqueira (RD Station), que falará sobre aquisição e retenção de clientes; e Johnathan Alves (Grupo Ybera), com insights sobre marketing de influência e inovação.
Outro destaque será André Shinohara, empreendedor e investidor com experiência em IPOs e reestruturações, que compartilhará cases e aprendizados do varejo digital. Empresas como Coca-Cola, Ambev, Faura, Onfly e Tambasa Atacadistas também marcam presença na programação.
Imersão
Com dois palcos de conteúdo, auditórios temáticos e mais de 45 expositores na feira de negócios, sendo 70% deles de fora do Espírito Santo, o evento irá abordar soluções nacionais e internacionais para todas as etapas da cadeia de vendas online: de tecnologia e logística a marketing, meios de pagamento, marketplaces e gestão operacional.
“O Ecommerce.ES é construído para quem quer começar ou escalar sua operação digital. Nosso propósito é trazer conteúdo relevante, conexões estratégicas e oportunidades concretas de negócio”, destaca Thiago Munaldi, cofundador do evento e sócio da consultoria IntegralCommerce.
Além do conteúdo técnico, o evento contará com lounges temáticos, área VIP com buffet liberado, praça de alimentação e show de encerramento exclusivo, promovendo uma experiência completa para os participantes.
Programação completa
Quarta-feira (13/08)
- 13h30 às 14h: Cultura e valores empresariais como motor de sucesso: Case G4 – Marcela Zaidem (Cultura na Prática)
- 14h05 às 14h35: Panorama do Ecommerce no Brasil e as tendências que viraram prática no varejo digital: IA, Creators e Omnichannel – André Shinohara (Laber Digital Consulting)
- 14h40 às 15h20: Bate-papo sobre bastidores da sociedade, M&A e SAF Rio Brando (Mediação Thiago Munaldi) – Renato Antunes + Rodrigo Miranda + Thomas Scopel (VPX Company & Rio Branco SAF)
- 15h25 às 15h55: Cenário do mercado de trabalho em tecnologia e inovação no ES, como contratar e reter talentos locais e quais habilidades para a economia atual – Léo Carrareto + Richardson Schimitel (Wis Learn + SENAC)
- 16h às 16h30: O Futuro Está em Jogo: Lições da China, dos EUA e um Despertar para o Brasil – Thiago Mazeto (TRAY)
- 16h36 às 17h05: Processo de digitalização de vendas para distribuição em nível nacional – Henrique Ribeiro e William Spinola (Braveo (Patria) + Aramis)
- 17h10 às 17h50: Grupo Ybera: Impulsionando vendas com o maior clube de influenciadores do Brasil com mais de 30 mil membros – Johnathan Alves e Romulo Alves (Grupo Ybera)
- 17h55 às 18h35: Panorama do ES para os próximos anos: atratividade do estado pós benefício fiscal – Pedro Chieppe Ferraço (Apex) + Mateus Oliveira + Rogério Salume (Apex Partners, Grupo Private e Governo do ES)
- 18h40 às 19h10: Ecossistema Tik Tok: Inovações e possibilidades em Ads e Shops – Vinicius Arjona (Tik Tok)
- 19h15 às 19h55: Case RD Station por dentro: crescimento acelerado por meio de conteúdo – André Siqueira (RD Station – Loja Integrada)
- 20h às 21h – Happy Hour
Quinta-feira (14/08)
- 13h30 às 14h: Estratégias Americanas de E-commerce: O que as maiores marcas dos EUA estão fazendo — e como aplicar as mesmas estratégias no seu negócio – Rodrigo Queiroz (TURBO PARTNERS)
- 14h05 às 14h35: Estratégias para engajar e vender mais ainda em 2025 – Rafael Kiso (Mlabs)
- 14h40 às 15h20: Digitalização da maior força de vendas do Brasil: o case Bees-Ambev – Rodrigo Haddad (Ambev)
- 15h25 às 15h55: Gestão de canais digitais na Coca Cola – Luiza Fontana (Coca-Cola)
- 16h às 16h30: Gestão de equipe de alta performance e inovação – Marcelo Linhares (Onfly)
- 16h36 às 17h05: Case Capixaba – Faura: Em menos de 5 anos líder do setor na internet brasileira – Walter Agolar e Sandra Colodetti (Faura)
- 17h10 às 17h50: Cases Ecommerce Tambasa e Positivo: Transformação digital do B2B – João Pedro + Felipe Matheus Holcsik – Mediação: Eduardo Oliveira (Tambasa + Positivo + GoDeep)
- 17h55 às 18h35: IA Conversacional na Prática! Converse com Propósito. – Wagner Peviani Gimenez (InBot)
- 18h40 às 19h10: Oportunidades e melhores práticas no Mercado Livre em 2025 – Hyohana Loyola (Mercado Livre)
- 19h15 às 19h55: Panorama econômico no ES e oportunidades de investimento – Cecília Perini (XP INC)
- 20h às 21h – Happy Hour
