Dinheiro
Detran-ES alerta para mensagens falsas sobre multas e penalidades
Motoristas do ES devem ficar atentos a golpes envolvendo falsas notificações de multas e penalidades enviadas por SMS e e-mail
Motoristas do Espírito Santo devem ficar atentos a golpes envolvendo notificações falsas de multas e penalidades, como a suspensão do direito de dirigir. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) alertou que mensagens enviadas por SMS, e-mail e aplicativos de mensagens estão sendo usadas para enganar cidadãos, direcionando-os a links que não pertencem ao órgão de trânsito.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o Detran-ES, essas mensagens falsas simulam notificações de multas e oferecem links para supostas regularizações, mas o órgão ressalta que a consulta de informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o veículo deve ser feita apenas através de canais oficiais. O site do Detran-ES é a principal plataforma para verificar possíveis multas ou processos de suspensão e cassação de CNH.
O Detran-ES orienta que, ao receber mensagens suspeitas, os motoristas acessem o serviço “Consulta de Pontuação CNH” no site para verificar a situação de sua habilitação. Já para consultar possíveis multas, os proprietários devem utilizar a ferramenta “Consulta de Veículos”, também disponível no portal do órgão.
Além disso, o cidadão pode optar por baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite a consulta de infrações e a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), pelo qual as notificações podem ser recebidas de forma exclusiva por via eletrônica.
O Detran-ES esclareceu que as notificações oficiais são enviadas prioritariamente por correspondência, com Aviso de Recebimento (AR) via Correios. O órgão recomenda ainda que, em caso de suspeita de golpe, as pessoas denunciem pelo Disque-Denúncia 181 ou pela Ouvidoria-Geral do Estado, pelo telefone 0800 022 11 17 ou e-mail [email protected].
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui