Dinheiro
Consumo de vinho cresce no Brasil, contrariando tendência mundial
Consumo de vinho no Brasil aumentou 11,6% entre 2022 e 2023, impulsionado por novos hábitos e valorização de rótulos nacionais
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Vinho é uma bebida muito apreciada pelos brasileiros. Foto: Divulgação
O consumo de vinho em diversas partes do mundo tem diminuído, mas o Brasil segue na contramão dessa tendência. Nos últimos anos, o interesse dos brasileiros pela bebida aumentou significativamente, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo, maior oferta de rótulos nacionais e importados, e pelo fortalecimento da cultura do vinho entre os consumidores.
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De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), entre 2022 e 2023, o consumo de vinho no Brasil cresceu 11,6%, o segundo maior aumento do mundo. Esse número fica atrás apenas da Romênia, que teve um crescimento de 20%. A pesquisa global indica, no entanto, que o consumo de vinho no mundo caiu 2,6%.
A ascensão desse segmento no Brasil foi o foco do painel “O crescimento do consumo de vinhos brasileiros e como isso impacta em seu negócio”, apresentado por Márcio Silmar, gerente nacional da Bueno Wines, no 36º Congresso Abrasel.
Márcio Silmar destaca que o mercado da bebida no Brasil está se expandindo rapidamente. “O vinho é um negócio que cresce a passos largos no Brasil. O ambiente dessa bebida traz glamour. Quem você convida para tomar um vinho se sente prestigiado”, afirma.
Impulsionado por vários fatores
De acordo com o consultor especialista em vinhos Diego Bertolini, esse crescimento do mercado brasileiro é impulsionado por diversos fatores. “Nos últimos anos, o brasileiro passou a enxergar o vinho como uma bebida mais acessível e compatível com diferentes ocasiões”, explica.
Ele também aponta que essa mudança contribuiu tanto para o aumento das vendas quanto para a valorização dos produtos nacionais. O Brasil agora conta com regiões vinícolas em plena expansão, como o Vale dos Vinhedos, a Campanha Gaúcha e até áreas do Nordeste, que vêm produzindo vinhos de excelente qualidade.
Outro ponto importante é a mudança no perfil do consumidor. Se antes o vinho era visto como uma bebida para ocasiões especiais, hoje ele é cada vez mais incorporado ao cotidiano dos brasileiros.
O consumo da bebida ocorre tanto em casa quanto em bares e restaurantes. “O brasileiro quer explorar novos sabores e experiências. A harmonização do vinho com a comida tem se tornado uma prática cada vez mais comum”, conclui Márcio.
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