Dinheiro
Carro elétrico com preço popular pode ser fabricado no ES
A fábrica do carro elétrico deve ser construída no norte do Espírito Santo e tem previsão para ser lançado em 2026
O Espírito Santo está perto de ganhar uma fábrica de carros elétricos com preço popular no Brasil. De acordo com o empresário capixaba Flávio Figueiredo Assis, os estudos já estão em andamento e a previsão é de que a fábrica seja sediada no município de Montanha, no norte do estado. A novidade foi apresentada no quadro Inovação do programa Estúdio 360.
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O Lecar100 é o segundo carro elétrico já desenvolvido pelo empresário. O primeiro, o Model 459, já está em fase de finalização e tem prazo para ser homologado até o fim do ano. A expectativa é de que este seja comercializado a partir de R$ 279 mil.
O preço, claro, não cabe no orçamento da grande maioria da população, mas foi para atender outro tipo de público que Assis criou o modelo popular, que tem previsão de ser comercializado por R$ 100 mil.
“Todo mundo adorou o projeto [do carro elétrico], mas não gostou do preço. Então nós fomos imediatamente buscar uma solução mais barata que atendesse ao mercado”, explicou.
O empresário informou ainda que recebeu uma ligação do governador Renato Casagrande para que ele lhe apresentasse o projeto do veículo e iniciou uma conversa para que o estado pudesse sediar a fábrica. “Juntou a queda do preço da bateria com o imposto mais barato. O projeto ainda não tem cara, mas estamos estudando com a previsão para ser lançado em 2026. Terá cinco lugares e quatro portas”.
Pioneiro
O primeiro protótipo de carro elétrico montado no Brasil é uma espécie de “sedã SUV cupê”. A expectativa é que esse seja o primeiro modelo de carros elétricos produzidos em série no país. O modelo terá autonomia de 400 km. Toda a equipe que participou da criação do projeto do carro até o protótipo foi escolhida pelo empresário. Inclusive o responsável pelo desenho é design capixaba Romis do Carmo. São 30 profissionais que já trabalharam nas mais renomadas montadoras. O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025.
Inicialmente, a expectativa é conseguir vender 300 veículos por mês a partir de dezembro de 2024, provável mês de lançamento oficial. O foco das vendas será São Paulo, Campinas e São José dos Campos, mas o objetivo é espalhar por todo o país.
Testes e venda
Em fevereiro, o carro segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e até simuladores de segurança. Essa etapa tem previsão de terminar em novembro.
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O modelo atinge 100 km/h em cerca de 3.9 segundos e atinge até 250 km/h. Os interessados em adquirir podem fazer uma pré reserva pelo site, informando os dados para receber o automóvel quando for oficialmente lançado.
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