Dinheiro
Aplicativo para obesos e pacientes bariátricos possibilita descontos
Os descontos são concedidos mediante a apresentação de uma carteirinha digital do paciente bariátrico – que pode ser adquirida com o download do aplicativo Barilife
Muitos estabelecimentos localizados em diferentes estados do Brasil estão oferecendo descontos para pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica, especialmente, no ramo de restaurantes, farmácias, academias e suplementos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os descontos são concedidos mediante a apresentação de uma carteirinha digital do paciente bariátrico – que pode ser adquirida com o download do aplicativo Barilife, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
Os pacientes operados por cirurgiões associados à SBCBM ganham acesso à Carteirinha Digital do Paciente, um documento que traz informações úteis sobre data do procedimento, tipo de técnica realizada e identificação do cirurgião responsável pelo procedimento.
> Obesidade: idade, renda e sedentarismo são principais fatores
Ao baixar o aplicativo, o paciente cadastra a data de realização da cirurgia, o hospital, a técnica cirúrgica, peso, idade e o médico que realizou o procedimento. Após esta etapa, o médico – que precisa ser associado à SBCBM – valida a entrada do seu paciente no aplicativo.
O aplicativo também é destinado para pacientes que buscam informações sobre cirurgia bariátrica e tratamentos da obesidade.
Em menos de dois anos, a carteirinha digital do paciente bariátrico já atingiu a marca de quase 300 mil pacientes e mais de 1586 cirurgiões bariátricos cadastrados.
REDE AMIGA
Além da carteirinha digital , no aplicativo Barilife os pacientes têm acesso a estabelecimentos que dão descontos para aquisição de produtos voltados ao pré e ao pós-operatório, receitas, técnicas de cirurgia bariátrica, informações dos riscos associados à obesidade, rotinas de pré-operatório, além de apontar os cirurgiões e equipes multidisciplinares próximos através de um sistema de geolocalização.
> Custo das “canetas emagrecedoras” impedem tratamento da obesidade
Entre as empresas que fazem parte da Rede Amiga do aplicativo estão a Belt Nutrition, que possui uma rede de suplementos exclusiva, com mais de 18 produtos para pacientes bariátricos.
O fundador da marca, Rodrigo Camargo, explica que por meio do aplicativo Barilife, os pacientes têm acesso a descontos e informações de forma segura. “Os pacientes bariátricos, em sua maioria, precisam de suplementação alimentar. São indicados polivitamínicos, Vitamina D, Vitamina B12, Ferro e whey protein. A dosagem dependerá da individualidade de cada paciente. No entanto, através do aplicativo Barilife é possível comprar com desconto”, afirma Rodrigo Camargo.
COMO SE CADASTRAR
Para acessar o aplicativo os pacientes – operados por cirurgiões membros da Sociedade – deverão baixar gratuitamente o BARILIFE na Google Play ou App Store.
Os pacientes devem preencher corretamente os dados pessoais como endereço de e-mail e senha para login no sistema; os dados da cirurgia; selecionar o nome do cirurgião bariátrico que realizou a operação e o nome do hospital em que o procedimento foi realizado.
> Média de obesidade mórbida no ES é maior do que a nacional
Após esse processo, o paciente deverá aguardar a aprovação dos dados pelo seu cirurgião bariátrico , que será notificado sobre o cadastro e irá avaliar os dados. Se estiverem corretos, irá liberar imediatamente o acesso a carteirinha.
O documento conta com um QR Code exclusivo que pode ser lido por qualquer dispositivo para autenticação e comprovação dos dados.
DADOS DO APLICATIVO
Segundo os dados do app, as mulheres representam 82,7% dos cadastros realizados, enquanto os homens são apenas 17,3%. Em relação a faixa etária, o maior grupo possui entre 36 e 40 anos (20,5%); seguido por 41 a 45 anos (19,4%); e 31 a 35 anos (17,9%). Nos extremos de idade, os pacientes menores de 18 anos cadastrados representam 0,1%; na faixa entre 18 e 20 anos são 0,5%. Já entre os mais velhos, entre 61 e 65 anos são 1,5%; e acima dos 65 representam 1%.
O maior grupo destes pacientes cadastrados está no estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Sobre as técnicas cirúrgicas realizadas, os dados do aplicativo mostram que o Bypass Gástrico ainda lidera o número de procedimentos realizados. Entre as cirurgias realizadas, a técnica está presenta em 74,1% dos casos; seguida pela Gastrectomia Vertical (Sleeve) com 24,8%. Técnicas cirúrgicas emergentes como a Interposição Ileal, Bipartição Intestinal, OAGB e SADI-S, ou em desuso como a Banda Gástrica Ajustável e o Duodenal Switch, representam juntas 1,1%.
O diretor de Tecnologia e Inovação da SBCBM, Caetano Marchesini, diz que o projeto se tornou, além de um serviço para a população, uma fonte de dados sobre a cirurgia bariátrica no Brasil, promovendo ainda mais segurança e resultados efetivos aos pacientes que optam pelo procedimento.
“Acreditamos que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na promoção da saúde e na construção de uma comunidade forte e informada. O Barilife não apenas oferece recursos para pacientes em todas as fases, mas também consolida a posição da SBCBM na vanguarda da inovação médica.”
Para quem já fez a cirurgia bariátrica, o aplicativo apresenta mais funcionalidades. No app, o paciente em pós-operatório tem acesso a dicas, artigos e vídeos exclusivos; recebe notificações sobre ações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), incluindo o programa TV Bariátrica, e o Barilive, transmissão que ocorre nas redes sociais da entidade para esclarecer dúvidas dos usuários.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui