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Vitória começa a mudar acessos da Terceira Ponte na segunda-feira

O Plano Mobilidade Leste de Vitória prevê 21 modificações, começando pela Avenida Desembargador Santos Neves

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Muitos carros passando pelas cabines de pedágio da Terceira Ponte, em Vitória

Cabine de pedágio da Terceira Ponte, em Vitória. Foto: Danielli Saquetto

O plano, que promete melhorar a fluidez do trânsito nos acessos da Terceira Ponte, em Vitória, começa na próxima segunda-feira (3). Serão 21 modificações, começando pela Avenida Desembargador Santos Neves. A confirmação da implantação das mudanças do Plano Mobilidade Leste foi feita pelo secretário Municipal de Obras, Gustavo Perin, em entrevista à BandNews FM Espírito Santo.

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“A intenção é implementar modificações no trânsito, principalmente na região de Vitória, para melhorar a fluidez e atender antigas reivindicações das comunidades da Praia do Suá, Praia do Canto e Ilha do Boi. Primeiramente, vamos transformar a Dukla de Aguiar em um acesso exclusivo para a Terceira Ponte. Atualmente, essa avenida tem sentido duplo, mas vamos ajustá-la para que sirva exclusivamente para quem vai entrar na Terceira Ponte”, esclareceu o secretário.

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A partir da reforma, a Dukla de Aguiar passará a ter maior capacidade de faixas, facilitando o fluxo contínuo para a Terceira Ponte. A interseção da avenida Desembargador Santos Neves também será ampliada, e ajustes geométricos serão feitos para otimizar o trânsito. Outra modificação significativa ocorrerá na Praça do Cauê. A praça, que atualmente sofre com estrangulamentos de tráfego devido à presença de árvores e uma configuração viária antiquada, será remodelada para permitir três faixas de circulação, melhorando o acesso a partir da Reta da Penha e outras vias.

REORGANIZAÇÃO VIÁRIA EM VITÓRIA

Além dos ajustes nos acessos principais, haverá mudanças internas significativas nas áreas de Praia de Santa Helena e adjacências. A avenida Almirante Soído deixará de fornecer acesso direto à Terceira Ponte, visando reduzir a sobrecarga de tráfego nas ruas internas. Modificações nas rotatórias e ajustes geométricos também estão previstos para facilitar o fluxo e diminuir a confusão nas áreas residenciais.

ACESSO À ILHA DO BOI E ILHA DO FRADE

O projeto contempla ainda um novo acesso à Ilha do Boi, permitindo que veículos que descem da Terceira Ponte tenham uma rota direta pela avenida Humberto Martins. Essa mudança visa aliviar o tráfego na região da Curva da Jurema e melhorar a mobilidade local, especialmente durante eventos que bloqueiam acessos atuais. Pequenos ajustes geométricos serão feitos no acesso à Ilha do Frade, embora essa área tenha menos demandas urgentes.

CRONOGRAMA

De acordo com Perin, as intervenções serão realizadas por etapas para minimizar o impacto no trânsito. A previsão é que as mudanças comecem já na próxima segunda-feira (3), com uma expectativa de conclusão em até um ano. Estudos de microssimulação indicam uma melhoria significativa na fluidez do trânsito, mas a prefeitura planeja monitorar e ajustar as medidas conforme necessário.

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O investimento total do projeto é de cerca de R$ 44 milhões, incluindo a requalificação asfáltica de vias que não recebem manutenção há mais de 15 anos. “Implementaremos as mudanças em etapas, com um prazo total de execução de cerca de um ano, mas esperamos concluir tudo em oito meses. A requalificação viária será realizada preferencialmente à noite para minimizar impactos no trânsito”, garantiu o secretário.


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