Dia a dia
VÍDEO | Tornado no Espírito Santo? Entenda o fenômeno
O fenômeno climático é comum e não oferece perigo aos moradores, de acordo com informações do Climatempo
Uma “nuvem funil” foi registrada por moradores de Viana na tarde desta terça-feira (20). O fenômeno climático é comum e não oferece perigo aos moradores, de acordo com informações do Climatempo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O internauta Gabriel Siqueira publicou um vídeo feito em uma área de eventos em Viana Sede. A imagem chamou a atenção e circulou nas redes sociais como um possível tornado em Viana.
> VÍDEO | Gado é arrastado por enxurrada em Alfredo Chaves
Segundo a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim, o internauta filmou uma “nuvem funil”, que é um prolongamento que eventualmente surge na base de nuvem cumulonimbus. Quando o funil toca o solo, então chamamos de tornado. Porém, é comum que ocorra apenas o funil suspenso, sem tocar o solo.
> ES recebe novos alertas de chuvas intensas e ventos fortes
O fenômeno acontece de forma corriqueira em todas as regiões do Brasil, por apresentar características relativamente comuns e costuma ser algo passageiro.
VEJA VÍDEO
ALERTA DE CHUVA
Um novo alerta laranja de perigo de chuvas intensas foi emitido nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para todo o Espírito Santo. O alerta é válido até às 10 horas desta quinta-feira (22).
Em todo o estado há perigo de chuvas intensas, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 mm/dia a 100mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de energia e descargas elétricas.
Nuvens carregadas continuam a se formar sobre todo o Sudeste do Brasil devido ao ar quente e úmido presente na região, além da circulação ciclônica de ventos em vários níveis da atmosfera, que também prevalece sobre a região. A circulação ciclônica, no sentido horário, contribui para a concentração do ar úmido e facilita a formação de nuvens carregadas. Esta terça-feira é marcada por alerta para temporais em praticamente todo o Sudeste.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui