fbpx

Dia a dia

VÍDEO | Cadeirante do ES desce da maior tirolesa da América do Sul

O maior circuito de tirolesa da América Latina, previsto para ser inaugurado neste mês de julho, está sem data definida para começar a operar

Publicado

em

O cadeirante Matheus Emerick desceu a tirolesa de Pancas

O cadeirante Matheus Emerick desceu a tirolesa de Pancas. Foto: Reprodução/Instagram

O cadeirante Matheus Emerick foi convidado a viver uma aventura na última semana. Ele aceitou o desafio e desceu na tirolesa de Pancas. A estrutura, com quase três quilômetros de extensão, é composta por duas tirolesas: a primeira tem cerca de 2.100 metros e a segunda, cerca de 850 metros. O ponto mais alto atinge cerca de 400 metros de altura e a velocidade pode chegar a até 120 km/h.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A equipe da Prefeitura de Pancas foi de van buscar Emerick com a “desculpa” de levá-lo para ver a descida da tirolesa. Acompanhado da irmã, já na base, o jovem foi convidado a descer na tirolesa, que ainda não foi inaugurada. Ele encarou o desafio e se jogou na aventura. “Foi uma experiência bacana. Muito legal. Deu velocidade e eu já quero ir na próxima”, comentou o jovem.

> Pancas ou Feliz? Saiba onde está a maior tirolesa do Brasil

O circuito de tirolesas, previsto para ser inaugurado neste mês de julho, está sem data definida para começar a operar. Enquanto isso, a equipe do Guia Vertical tem realizado treinamentos para garantir a acessibilidade do circuito. “Os testes continuam para a inauguração do maior circuito de tirolesa da América Latina. Hoje foi a vez do Matheus ser nosso convidado especial. Foi emocionante ver esse marco na história de Pancas”, pontuou o prefeito Dr. Sidiclei.

As tirolesas foram projetadas para garantir inclusão e acessibilidade a todos que desejem desfrutar dessa experiência. A promessa é que pessoas com deficiência terão toda a estrutura necessária para realizar o passeio com segurança, desde o acesso ao equipamento específico.

ASSISTIA A DESCIDA DA TIROLESA

QUEM É MATHEUS EMERICK?

Emerick, 25 anos, é morador de Pancas. Quando tinha 12 anos, o capixaba começou a sentir tremores nas mãos e a caminhar de forma diferente. Com o tempo, seu andar foi ficando desorientado e seus familiares passaram a estranhar a diferença nos movimentos. Depois de quase quatro anos de investigação, os médicos perceberam uma deficiência na enzima hexosaminidase, responsável pelo metabolismo das gorduras. Ele foi diagnosticado com a doença de Tay-Sachs, uma condição rara, principalmente em adultos jovens.

Mesmo diante do avanço da doença, Emerich conseguiu se formar em Engenharia Civil. “Eu tento levar a vida sem pensar no dia de amanhã. Tento ser uma pessoa leve e feliz. Apesar das dificuldades, tenho levado minha vida mais tranquilo possível”, pontuou Emerick.

TURISMO DE AVENTURA

Para aqueles que curtem roteiros de aventura, é fácil se encantar por Pancas, que pela Lei nº 124/2018 é declarada a capital estadual do esporte radical. O principal ponto turístico da cidade, os Pontões Capixabas, nome dado à vasta área natural de montanhas, atrai viajantes de todo o Brasil, fascinados por montanhismo, voo livre, trilhas e cachoeiras. Com a construção do maior circuito de tirolesa, o município vai se destacar ainda mais no turismo.

Um profissional na tirolesa colocando as esferas de segurança em Pancas

Circuito de tirolesa em Pancas. Foto: Divulgação


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui