fbpx

Dia a dia

Viana é o segundo município a receber totens de segurança no ES

Equipamentos com câmeras 360°, botão do Ciodes e inteligência artificial vão reforçar o combate ao crime em pontos estratégicos

Publicado

em

Serão pelo menos 40 Totens de Segurança na Grande Vitória. Foto: Divulgação/ Gov ES

Serão pelo menos 40 Totens de Segurança na Grande Vitória. Foto: Divulgação/ Gov ES

Após a inauguração dos dois primeiros totens de segurança em Cariacica, chegou a vez de Viana também receber dois equipamentos. O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (30).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As estruturas robustas e imponentes, possuem quatro metros de altura, voltadas ao monitoramento urbano inteligente. São equipados com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.

A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.

“Quem quiser cometer crime no Espírito Santo, saiba que vocês serão alcançados e presos […] Agora com os totens de segurança, vamos avançar numa redução ainda maior da criminalidade”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Totens em locais estratégicos

Ao todo, foram selecionados pelas forças de segurança, com base nas estatísticas criminais, 50 pontos de possível instalação dos totens, sendo que o contrato é para instalação de 40 equipamentos. Em caso de qualquer problema técnico, ou impossibilidade em algum local, outras opções já estão elencadas para que a tecnologia seja fixada. Além de Cariacica e Viana, os totens devem ser instalados em bairros estratégicos de Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari.

Resultados em outros estados

A implantação no Espírito Santo se inspira em experiências de estados como São Paulo, Rondônia e Pará, onde a presença dos totens reduziu drasticamente crimes como furtos, invasões, roubos e feminicídios. Em Cotia (SP), a queda foi de 96% em crimes patrimoniais nas áreas monitoradas. Em Belém (PA), os homicídios recuaram 67% após a instalação.