Dia a dia
Veja quem é o jovem do ES que pediu “vaquinha” para matar Lula
O jovem de 19 anos é morador do município de Aracruz, no norte do estado. Ele foi levado até a delegacia pela Polícia Federal

A Polícia Federal identificou uma postagem com uma vaquinha para matar o presidente Lula. Foto: Divulgação
Um jovem de 19 anos, universitário, sem antecedentes criminais e filho de uma família de classe média do município de Aracruz, no norte do Espírito Santo. Esse é o perfil do rapaz alvo de uma operação da Polícia Federal suspeito de divulgar uma “vaquinha” para contratar um atirador para executar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A operação Eco aconteceu na manhã desta terça-feira, no bairro Bela Vista. De acordo com o delegado-chefe da Delegacia de Crimes Fazendários (Delefaz), Lorenzo Esposito, o universitário foi levado para delegacia do município, onde foi ouvido e liberado após prestar depoimento.
Na operação, foram apreendidos o aparelho celular e o computador usado por ele para fazer postagens na rede social.
Em depoimento, ele assumiu que fez as postagens para a realização de uma vaquinha para contratar um atirador para assassinar o presidente Lula.
“Ele confessou que estava arrependido, que já tinha até apagado a conta e não chegou a colocar em prática o que estava postando”, explicou Esposito.
No entanto, uma perícia no aparelho celular e no computador será feita pela Polícia Federal para investigar se a postagem foi ou não colocada em prática, além de verificar se foi arrecadado algum valor para colocar o plano em prática.
Na hora que os agentes da PF chegaram para cumprir o mandado de busca e apreensão, o rapaz estava em casa. Ele foi levado para a delegacia acompanhado de advogados. Segundo a polícia, os pais do rapaz não tinham conhecimento do crime cometido pelo filho.
A princípio, ele vai responder pelos crimes de ameaça e incitação ao crime. O nome da Operação Eco faz alusão à mitologia grega, especificamente a uma jovem que falava demais.
