Dia a dia
Veja em quais situações a Ciclovia da Vida poderá ser bloqueada
A Ciclovia da Vida será entregue à população junto com a Terceira Ponte, no próximo domingo
A Ciclovia da Vida, construída na Terceira Ponte, é uma das obras mais esperadas pelos capixabas. De acordo com o Governo do Espírito Santo, a estrutura será entregue à população no próximo domingo (27). Mas para realizar a travessia entre os municípios de Vila Velha e Vitória o ciclista precisa de algumas orientações.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A reportagem do Portal ES360 questionou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) sobre como será o funcionamento da ciclovia, que não ficará aberta 24 horas como foi cogitado inicialmente.
Entre 05h30 e 22h30 a via será fechada para as devidas manutenções e limpezas necessárias, assegurando a conservação da infraestrutura.
Além desse período, a Ciclovia da Vida poderá ter o acesso totalmente bloqueado em duas situações. Uma delas é devido às condições climáticas.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a orientação de fechamento segue as mesmas normas da Terceira Ponte, como por exemplo condições climáticas.
Nesses casos, o fechamento é necessário em situações que haja risco para os usuários, como ventos acima de 120 KM/h. “Aconteceu uma vez na história. Se acontecer vamos tomar as medidas, mas não temos grandes ocorrências de ventos acima de 90 km/h”, afirmou.
Vale ressaltar que, em caso de chuva, o ciclista pode contar com o serviço do Bike GV e o Aquaviário, que entrou em operação nesta segunda-feira.
Outro fator que pode impedir o acesso à ciclovia é durante alguma operação de resgate. A capitão Andressa, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, explica que, assim como ocorre na Terceira Ponte, a ciclovia também precisa ser fechada, já que a população acaba interferindo na negociação.
“Mas em caso de acidente, não é necessário o fechamento. Só sinalizamos uma via [para o resgate]”, explicou.
O que diz a Rodosol:
A RodoSol informa que a Terceira Ponte só é fechada em situações que possam representar risco para quem trafega pela via. A concessionária acrescenta que é sempre analisado um conjunto de fatores que podem ter relação com situações climáticas e ocorrências de resgate emergenciais, além de realização de eventos, previamente avisados, entre outras demandas.
Saiba mais:
Conforme já foi anunciado, não haverá mais a necessidade de apresentar o Cartão GV para ter acesso ao local.Também não haverá nenhum segurança para impedir a entrada de pedestre no local, o que é proibido. A vigilância será feita apenas pelas câmeras.
“Esperamos que as pessoas obedeçam para que a gente não tenha que tomar outras medidas. Essa é a decisão que tomamos neste início e vamos avaliar como operação neste primeiros meses da ciclovia”, explicou Damasceno.
O secretário afirmou também que a secretaria não tem poder de polícia, quem poderá fazer a fiscalização nesse sentido são os agentes de segurança ou o Batalhão de Trânsito. Este último responsável pelo monitoramento das regras do uso de ciclovias, de acordo com o Código Nacional de Trânsito.
“Vamos ter pessoas orientando e as forças de segurança vão coibir os abusos. A gente espera o bom senso das pessoas. Teremos campanhas educativas para que o estado não tenha que adotar outras medidas”, disse.
Será necessário pagar pedágio para usar a ciclovia?
O acesso será gratuito e, nos primeiros meses, não será mais exigido o uso do Cartão GV.
Só bicicletas podem acessar a ciclovia?
Sim. A Ciclovia da Vida será de uso exclusivo dos ciclistas. Ou seja, não será permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter, por exemplo.
A ciclovia terá botão de pânico?
O local terá um sistema de videomonitoramento remoto e botões do pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes, assalto ou até mesmo se algum ciclista passar mal. A novidade será implantada ao longo da estrutura.
Quais serão os pontos de acessos para a ciclovia?
Os pontos de acesso partirão da ciclovia já existente da Avenida Champagnat, com uma nova estrutura construída sob o canal para ligar as duas faixas e permitir com que os ciclistas subam e desçam da Terceira Ponte. Pelo lado de Vitória, o ponto de partida e chegada será nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros.
Ciclovia ficará aberta 24 horas?
A Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte, terá seu funcionamento restrito durante a noite e madrugada para atividades de limpeza e manutenção. Ao contrário das expectativas de alguns ciclistas, a ciclovia não estará aberta 24 horas por dia.
O funcionamento será de entre 05h30 e 22h30. Segundo o secretário, durante o fechamento as equipes realizarão as devidas manutenções e limpezas necessárias, assegurando a conservação da infraestrutura.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui