Dia a dia
Veja dicas de prevenção ao Aedes aegypti
Quem se prepara para viajar, deve redobrar os cuidados para evitar o avanço dessas doenças

Verificar recipientes de plantas para evitar água parada. Foto: Divulgação/Sesa
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Muitas pessoas aproveitam o feriado para viajar. Essa pode ser a brecha para o Aedes aegypti encontrar criadouros nas casas, propiciando o desenvolvimento do mosquito transmissor de doenças, como a dengue, a zika e a chikungunya. Quem se prepara para viajar, deve redobrar os cuidados para evitar o avanço dessas doenças.
> Vitória lidera os casos de chikungunya no Estado
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo) alerta que o morador deve verificar se não está deixando no imóvel recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito. É preciso, por exemplo, prestar atenção em plantas, como bromélias, ocos de árvores, além dos ralos e coletores de água de geladeira, ar-condicionado e vaso sanitário, que deve ficar com a tampa fechada.
> Chikungunya: casos crescem mais de 13 vezes em 2020
Quem aluga casa ou apartamento para a passar o feriado também precisa seguir as mesmas recomendações. Antes de entregar o imóvel após o feriado, é preciso realizar uma vistoria cuidadosa em vasos de plantas, baldes, piscinas, vasos sanitários, garrafas e qualquer objeto que possa acumular água durante a ausência das pessoas.
