Dia a dia
Veja como ficará a Lindenberg com o corredor exclusivo para o Transcol
Com 6,5 km de extensão, projeto inclui ciclovia, estações modernas e promete reduzir em até 50% o tempo de viagem no transporte público
O corredor exclusivo para ônibus que vai ligar Vila Velha a Cariacica está próximo de sair do papel. O edital de licitação foi lançado nesta quinta-feira pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. O Expresso GV promete reduzir em até 50% o tempo de viagem para os usuários do transporte público.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com 6,5 km de extensão, o corredor será construído no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, utilizando pavimento de concreto para garantir maior durabilidade e eficiência. As plataformas exclusivas para embarque e desembarque serão projetadas para oferecer conforto e segurança aos passageiros, com sistemas de videomonitoramento e painéis de informação em tempo real.
O projeto prevê a construção de seis estações de ônibus equipadas com 12 plataformas, cada uma capaz de acomodar até três ônibus simultaneamente, otimizando o fluxo de veículos e passageiros.
Além disso, o corredor será integrado a uma ciclovia localizada no eixo central da via, promovendo o uso de modais sustentáveis. Um viaduto específico permitirá a conexão entre os municípios de Vila Velha e Cariacica, reforçando a integração urbana e cicloviária.
O projeto também inclui a recuperação do pavimento asfáltico e a construção de dois novos viadutos, cada um com cerca de 530 metros, para facilitar o acesso à Segunda Ponte.
Com previsão de execução em 24 meses, as obras serão divididas em duas etapas: elaboração dos projetos básicos e executivos e, em seguida, o início das obras.
Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, o corredor reduzirá em até 50% o tempo de deslocamento para os usuários dos terminais urbanos de Jardim América, IBES, São Torquato e Vila Velha.
“O Expresso GV será um marco para a mobilidade urbana. Com essas intervenções, esperamos melhorar significativamente o trânsito, reduzir o tempo de viagem e proporcionar mais conforto e segurança para todos”, destacou Damasceno.
O governador Renato Casagrande destacou a importância do investimento de R$ 318 milhões, afirmando que o projeto prioriza o transporte coletivo e requalifica toda a região ao redor da Avenida Carlos Lindenberg. “Estamos melhorando a infraestrutura e proporcionando mais qualidade de vida, favorecendo o transporte público e modais sustentáveis”, declarou Casagrande durante o lançamento do edital.
Além de melhorar o transporte coletivo, o projeto busca valorizar o comércio local, reduzir as emissões de poluentes e promover uma mobilidade mais integrada e sustentável na região.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui