ES360
Veja como será a linha verde entre Terceira Ponte e Cariacica
O Expresso GV, que cria a faixa exclusiva, está em estudo e será feito pelo Governo e prefeitura de Vila Velha
Com o sucesso da criação da faixa exclusiva para ônibus na Terceira Ponte, o Governo do estado já estuda estender a chamada linha verde e fazer a ligação até o terminal de Jardim América, em Cariacica. Com isso, o tempo das viagens seria reduzido.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Expresso GV, como está sendo chamado o projeto, está previsto para ser licitado a partir de 2025. A expectativa é que a faixa exclusiva integre os terminais do Transcol de Vila Velha, Ibes e Itaparica.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o corredor exclusivo tem previsão de ser licitado em 2025 e vai contemplar ainda a reestruturação da Avenida Carlos Lindenberg, construção de ciclovia, reforma de calçadas, iluminação e estações. O investimento total será de R$ 260 milhões e o financiamento vai ser bancado pelo BNDES.
O prazo de execução dessas obras será divulgado após a conclusão dos projetos e processos administrativos.
A obra será feita em parceria com a prefeitura de Vila Velha, que será responsável pelo trecho entre o terminal de Vila Velha, passando pelo Canal Bigossi, até o bairro da Glória, que será interligado ao corredor da rodovia Carlos Lindemberg.
Esse projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O corredor exclusivo para ônibus se estenderá por 7,5 quilômetros. O canal da Avenida Carioca será coberto para criar uma pista extra para a passagem dos ônibus.
O novo corredor passará perto do Terminal de Vila Velha pela rua Europa, além da Avenida Gonçalves Ledo, estendera-se até a Avenida Getúlio Vargas para chegar à Lindenberg. Pelo projeto, haverá ainda a construção de ciclovia, que terá extensão de 3 quilômetros, do Terminal de Vila Velha ao aquaviário, na Prainha. Ao todo, no caso de Vila Velha, serão gastos R$ 143 milhões.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui