Dia a dia
Tubarão-baleia é registrado pela primeira vez no ES; veja vídeo
O tubarão-baleia, o maior peixe do oceano, chama atenção não só pelo seu tamanho, que pode superar 12 metros de comprimento

Tubarão-baleia é registrado no Espírito Santo. Foto: Reprodução
Um momento raro e emocionante foi registrado recentemente em águas capixabas. Durante um cruzeiro de pesquisa do Projeto Amigos da Jubarte, realizado em Vila Velha, uma grande surpresa foi vivida pela equipe. A cerca de 10 milhas da costa, em águas cristalinas, um tubarão-baleia (Rhincodon typus) foi avistado pela primeira vez no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A bióloga e pesquisadora do Jubarte.Lab, Bruna Rezende, compartilhou a experiência de avistar o gigante marinho. “Estávamos no meio da amostragem, com hidrofone na água, drone no ar, observadores de bordo em atividade, quando de repente aparece uma nadadeira enorme e preta ao lado do nosso barco. Nos aproximamos para ver e nos surpreendemos com aquele gigante, do tamanho do barco, todo preto, cheio de bolinhas brancas naquela água azul e transparente. Foi um momento inesquecível, que sonhávamos viver há muito tempo”, relatou a pesquisadora, ainda visivelmente emocionada.
Ver essa foto no Instagram
Tubarão-baleia
O tubarão-baleia, o maior peixe do oceano, chama atenção não só pelo seu tamanho, que pode superar 12 metros de comprimento, mas também por sua natureza dócil e pacífica. Embora o nome sugira uma relação com as baleias, o tubarão-baleia é, na verdade, um tubarão, possuindo características típicas dos tubarões, como a cartilagem, mas se alimentando por filtração, algo comum em algumas espécies de baleias. Ao nadar com a boca aberta para capturar plâncton e pequenos peixes, o tubarão-baleia se aproxima mais das baleias no comportamento alimentar.
Este registro histórico não só marca uma descoberta única para a fauna marinha do Espírito Santo, mas também reforça a importância da pesquisa e do monitoramento das espécies que habitam as águas do estado. O vídeo do avistamento do tubarão-baleia pode ser conferido abaixo, revelando a grandiosidade do animal em seu habitat natural.
Ver essa foto no Instagram
