Dia a dia
Tradicional feira de Vila Velha vai acabar
Prefeitura alega que decisão foi baseada em ação do MPES, mas órgão nega envolvimento; feira não é cadastrada oficialmente
A tradicional feira livre da rua Humberto Serrana, na Praia da Costa, em Vila Velha, será encerrada. A confirmação foi feita pela Prefeitura de Vila Velha nesta quarta-feira (18), que informou ter comunicado a decisão aos feirantes. Segundo o município, a feira não é cadastrada oficialmente.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Realizada semanalmente às quartas-feiras, a feira começou com poucas bancas e, ao longo dos anos, o número de barracas aumentou, atraindo moradores e comerciantes. De acordo com os moradores, a feira não impede o tráfego na rua e os feirantes mesmos realizam a limpeza do local após o encerramento das atividades.
- Revéillon de VV terá 16 pontos de queima de fogos. Veja ondePor outro lado, o aumento de barracas e a ocupação da via geraram reclamações de motoristas. Segundo relatos, os feirantes utilizam uma das faixas da rua, o que reduz o trânsito a apenas uma faixa, causando congestionamentos frequentes na região.
A prefeitura informou que a determinação de encerrar a feira está relacionada a uma ação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Contudo, o MPES negou ter solicitado o encerramento das atividades.
O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Vila Velha, esclareceu que ajuizou uma Ação Civil Pública para padronizar as feiras do município, abordando aspectos como vigilância sanitária, organização e cadastramento dos feirantes. Essa ação foi julgada procedente pelo Judiciário, cabendo à prefeitura a execução das medidas.
Entre as ações recomendadas pelo MPES está o cadastramento de todos os feirantes, com o objetivo de combater problemas como clandestinidade, receptação de produtos roubados e tráfico de animais. O órgão afirmou que vem acompanhando o cumprimento das ações por meio de reuniões com representantes da administração municipal.
Até o momento, a Prefeitura de Vila Velha não informou se haverá realocação dos feirantes ou alternativas para os comerciantes afetados pela medida.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui