Dia a dia
Tradicional feira de Vila Velha vai acabar
Prefeitura alega que decisão foi baseada em ação do MPES, mas órgão nega envolvimento; feira não é cadastrada oficialmente

Feira livre da R. Humberto Serrano, na Praia da Costa, em Vila Velha. Foto: Reprodução
A tradicional feira livre da rua Humberto Serrana, na Praia da Costa, em Vila Velha, será encerrada. A confirmação foi feita pela Prefeitura de Vila Velha nesta quarta-feira (18), que informou ter comunicado a decisão aos feirantes. Segundo o município, a feira não é cadastrada oficialmente.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Realizada semanalmente às quartas-feiras, a feira começou com poucas bancas e, ao longo dos anos, o número de barracas aumentou, atraindo moradores e comerciantes. De acordo com os moradores, a feira não impede o tráfego na rua e os feirantes mesmos realizam a limpeza do local após o encerramento das atividades.
- Revéillon de VV terá 16 pontos de queima de fogos. Veja ondePor outro lado, o aumento de barracas e a ocupação da via geraram reclamações de motoristas. Segundo relatos, os feirantes utilizam uma das faixas da rua, o que reduz o trânsito a apenas uma faixa, causando congestionamentos frequentes na região.
A prefeitura informou que a determinação de encerrar a feira está relacionada a uma ação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Contudo, o MPES negou ter solicitado o encerramento das atividades.
O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Vila Velha, esclareceu que ajuizou uma Ação Civil Pública para padronizar as feiras do município, abordando aspectos como vigilância sanitária, organização e cadastramento dos feirantes. Essa ação foi julgada procedente pelo Judiciário, cabendo à prefeitura a execução das medidas.
Entre as ações recomendadas pelo MPES está o cadastramento de todos os feirantes, com o objetivo de combater problemas como clandestinidade, receptação de produtos roubados e tráfico de animais. O órgão afirmou que vem acompanhando o cumprimento das ações por meio de reuniões com representantes da administração municipal.
Até o momento, a Prefeitura de Vila Velha não informou se haverá realocação dos feirantes ou alternativas para os comerciantes afetados pela medida.
