Dia a dia
Todo mundo comemora ano novo nesta madrugada? Não é bem assim! Entenda
Enquanto muitos comemoram 2025, outros seguem tradições que indicam anos e celebrações distintas
O calendário gregoriano, adotado pela maioria dos países – inclusive no Brasil -, marca o início de 2025 nesta quarta-feira (1). Introduzido pelo papa Gregório XIII em 1582, o sistema reformulou o calendário e ajustou com maior precisão o ciclo solar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Antes disso, o Ano Novo era celebrado em 25 de março em diversos países cristãos, até que o 1º de janeiro foi oficializado. No entanto, diferentes culturas mantêm calendários próprios, com tradições e datas únicas para celebrar o início de um novo ano.
Ano 5784 no calendário judaico
No calendário judaico, o ano atual é 5784. O Ano Novo, conhecido como Rosh Hashaná, é comemorado no final de setembro, durante o mês de Tishrei.
Além de reflexões e penitências, rituais como o Tashlich, que simboliza a purificação de pecados, são comuns. Mergulhar frutas no mel para um ano doce é outra prática tradicional.
Calendário islâmico e ciclos lunares
Segundo o calendário islâmico, também chamado de hegírico, estamos no ano 1445, iniciado em agosto.
Esse calendário começa a contar a partir da Hégira, a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina. Baseado nos ciclos da Lua, ele faz com que as datas de todos os rituais islâmicos variem a cada ano.
Embora o Ano Novo islâmico seja celebrado, a maioria dos países árabes utiliza oficialmente o calendário gregoriano para fins administrativos.
Calendário chinês
O calendário chinês, assim como o judaico, é lunissolar, o que faz com que o Ano Novo seja celebrado em datas diferentes a cada ano.
Em 2024, a festividade ocorreu em 10 de fevereiro, enquanto em 2025 será em 29 de janeiro. Cada ano é associado a um dos 12 animais do horóscopo chinês, símbolos de grande importância na cultura local.
O próximo será o Ano da Serpente. Conhecido como Festival da Primavera, o Ano Novo chinês é um feriado de uma semana com raízes que remontam à Antiguidade.
Outras tradições
Na Índia, diferentes regiões seguem calendários próprios, que combinam ciclos solares e lunares. Já o Nowruz, Ano Novo persa, é celebrado no equinócio da primavera, por volta de 20 de março.