Dia a dia
Todo mundo comemora ano novo nesta madrugada? Não é bem assim! Entenda
Enquanto muitos comemoram 2025, outros seguem tradições que indicam anos e celebrações distintas
O calendário gregoriano, adotado pela maioria dos países – inclusive no Brasil -, marca o início de 2025 nesta quarta-feira (1). Introduzido pelo papa Gregório XIII em 1582, o sistema reformulou o calendário e ajustou com maior precisão o ciclo solar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Antes disso, o Ano Novo era celebrado em 25 de março em diversos países cristãos, até que o 1º de janeiro foi oficializado. No entanto, diferentes culturas mantêm calendários próprios, com tradições e datas únicas para celebrar o início de um novo ano.
Ano 5784 no calendário judaico
No calendário judaico, o ano atual é 5784. O Ano Novo, conhecido como Rosh Hashaná, é comemorado no final de setembro, durante o mês de Tishrei.
Além de reflexões e penitências, rituais como o Tashlich, que simboliza a purificação de pecados, são comuns. Mergulhar frutas no mel para um ano doce é outra prática tradicional.
Calendário islâmico e ciclos lunares
Segundo o calendário islâmico, também chamado de hegírico, estamos no ano 1445, iniciado em agosto.
Esse calendário começa a contar a partir da Hégira, a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina. Baseado nos ciclos da Lua, ele faz com que as datas de todos os rituais islâmicos variem a cada ano.
Embora o Ano Novo islâmico seja celebrado, a maioria dos países árabes utiliza oficialmente o calendário gregoriano para fins administrativos.
Calendário chinês
O calendário chinês, assim como o judaico, é lunissolar, o que faz com que o Ano Novo seja celebrado em datas diferentes a cada ano.
Em 2024, a festividade ocorreu em 10 de fevereiro, enquanto em 2025 será em 29 de janeiro. Cada ano é associado a um dos 12 animais do horóscopo chinês, símbolos de grande importância na cultura local.
O próximo será o Ano da Serpente. Conhecido como Festival da Primavera, o Ano Novo chinês é um feriado de uma semana com raízes que remontam à Antiguidade.
Outras tradições
Na Índia, diferentes regiões seguem calendários próprios, que combinam ciclos solares e lunares. Já o Nowruz, Ano Novo persa, é celebrado no equinócio da primavera, por volta de 20 de março.
Veja também
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui