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Dia a dia

Terceira Ponte: radares estão na reta final para começar a multar

A velocidade será de 70 km/h na chegada a Vila Velha devido ao declive leve e de 60 km/h na chegada a Vitória

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Radares na terceira ponte

Os radares já estão instalados na Terceira Ponte. Em Vila Velha, o local sofreu modificação. Foto: Josué de Oliveira

Quem passa pela Terceira Ponte já percebeu que os radares de velocidade estão de volta e posicionados na chegada dos municípios de Vitória e Vila Velha. No início da tarde desta terça-feira (9), por volta das 12h40, motoristas flagraram funcionários fazendo ajustes nos equipamentos e as luzes já estavam acesas. Afinal, eles já estão multando?

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O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que os equipamentos da Terceira Ponte estão em fase de instalação e ainda passarão por verificação do IPEM-ES. Após esses procedimentos, os aparelhos poderão iniciar as operações a qualquer momento.

FISCALIZAÇÃO NA TERCEIRA PONTE

Anteriormente, o DER-ES já havia alertado que a velocidade será de 70 km/h na chegada a Vila Velha devido ao declive leve e de 60 km/h na chegada a Vitória por questões de segurança relacionadas ao declive mais acentuado.

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Com a ampliação da Terceira Ponte, o radar que ficava localizado na chegada de Vila Velha foi realocado. As câmeras ficarão no pórtico existente no KM 3, ou seja, cerca de 600 metros antes de onde funcionava o anterior.

Vale ressaltar que o órgão já alertou que os motoristas devem ficar atentos à velocidade máxima permitida no local, já que não haverá divulgação de quando os radares vão começar a multar os infratores de trânsito. “O órgão alerta para que os condutores respeitem a sinalização e a legislação de trânsito, pois não haverá anúncio da retomada do funcionamento dos equipamentos.”

NOVO CONTRATO

O contrato com a empresa anterior que administrava os radares das rodovias estaduais expirou no dia 1º de abril. A nova concessionária tem até 15 de agosto para instalar todos os 162 radares previstos.

INSTALAÇÃO DE RADARES

A implementação dos radares de velocidade segue um processo estruturado: primeiro, os equipamentos são instalados nas hastes, depois são ligados à energia, em seguida são aferidos, e, finalmente, começam a registrar infrações. Embora o contrato permita até 90 dias para a instalação completa em todas as rodovias previstas, alguns equipamentos podem começar a operar antes desse prazo, assim que forem conectados à energia.

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Os sensores dos equipamentos são instalados logo após a linha de retenção, e qualquer avanço além dessa linha pode resultar em autuação. “É dever do motorista obedecer à sinalização da via, incluindo a linha de retenção como referência”, afirmou Freitas.

Com a instalação dos novos radares, o DER-ES espera melhorar a fiscalização e aumentar a segurança nas rodovias estaduais, especialmente nas áreas com maior fluxo de veículos, ciclistas e pedestres.


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