Dia a dia
Televisão é retirada de bueiro durante limpeza em Guarapari
Cidade registrou o maior volume de chuva do ES nas últimas 24h e equipes atuam na desobstrução da drenagem urbana

Televisão é retirada de bueiro durante limpeza em Guarapari. Foto: Reprodução/Instagram
Uma televisão, um pé de pato e até um balde foram retirados de dentro de um bueiro em Guarapari, na manhã desta segunda-feira (8), durante uma ação de desobstrução realizada por equipes da Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari (Codeg).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O flagrante chamou atenção pelo tipo de lixo encontrado, incompatível com o descarte correto e que contribui diretamente para o entupimento de galerias pluviais. Segundo a prefeitura, o acúmulo de resíduos nos bueiros compromete a drenagem e agrava os efeitos das chuvas intensas, como alagamentos e transbordamentos.
A cidade enfrentou, nas últimas 24 horas, o maior acumulado de chuva do Espírito Santo, com 183 milímetros, conforme dados da Defesa Civil Estadual. O volume elevado exigiu mobilização das equipes municipais para reduzir os impactos da enxurrada.
Ver essa foto no Instagram
Lixo irregular agrava alagamentos
O descarte de objetos em locais inadequados, como bocas de lobo e canais, prejudica diretamente o escoamento da água da chuva, contribuindo para inundações e danos a vias públicas e imóveis. Em períodos de chuva intensa, como o registrado neste fim de semana, a situação se torna ainda mais crítica.
A prefeitura reforça o pedido de colaboração da população, lembrando que itens como eletrodomésticos, móveis, pneus e utensílios domésticos devem ser descartados de forma apropriada, nos ecopontos e serviços de coleta seletiva do município.
Leia mais:
