Dia a dia
Sindicato diz que falta obstetra em maternidades de Serra e Vitória
De acordo com o sindicato dos médicos, o problema é causado pela troca de empresa que prestava o serviço na Pró-Matre e no Hospital Materno Infantil
O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo alega que há falta de médicos obstetras em maternidades públicas de Vitória e também de Serra.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o presidente da categoria, Otto Baptista, o problema acontece devido a uma substituição da empresa que prestava o serviço para a Pró-Matre e o Hospital Materno Infantil de Serra.
Baptista explicou que o ideal é que existam quatro obstetras em um plantão de 12 horas, mas que atualmente esse número não está sendo respeitado pelas escalas nessas duas unidades.
“Recebemos a informação dos médicos que estavam faltando profissionais e, consequentemente, o serviço fica precário e há risco para as gestantes e crianças que nascem nessas maternidades”, destacou.
O que diz a Pró-Matrerr:
A Santa Casa de Misericórdia de Vitória, que administra a Pró-Matre, confirma que está em processo de substituição da empresa responsável pelos médicos plantonistas na Unidade Pró-Matre. Mas nega que os atendimentos estejam prejudicados com a troca da empresa.
A maternidade está funcionando normalmente, com uma escala especial preparada para esse processo de transição. A Santa Casa de Vitória ressalta que não são verídicas as informações de que não há médicos responsáveis pelos plantões. E reforça seu compromisso com as gestantes que buscam os serviços.
O que diz a Prefeitura da Serra:
A Prefeitura da Serra informa que as pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra (HMMIS), localizado em Colina de Laranjeiras, são acolhidas e atendidas pelos médicos obstetras e de outras especialidades, bem como pela equipe de enfermagem obstétrica do hospital, 24 horas por dia. O serviço é prestado de forma eficiente, do momento da internação até a alta hospitalar. Há um chamamento público aberto para novas contratações.
A Secretaria de Saúde da Serra reforça que a escala médica e de demais profissionais da equipe atende ao dimensionamento de pessoal, conforme leis específicas dos Conselhos Regionais de cada profissão. Atualmente, o HMMI conta com 80 médicos (obstetras, anestesistas, ginecologistas, outros) em seu quadro de pessoal. Com o chamamento público, é previsto para o hospital a disponibilidade de mais 40 médicos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui