fbpx

Dia a dia

Serra: 185 mil litros de esgoto sem tratamento são lançados ao mar

São pouco mais de 6 mil litros sendo lançados ao mar todos os dias

Publicado

em

Esgoto sendo lançado em praia da Serra. Foto: Reprodução de Vídeo

Quem nunca foi caminhar pela areia da praia e se deparou com um “córrego” com águas escuras em direção ao mar? Apesar de terem reduzido nos últimos anos com o avanço da disponibilidade da rede de esgoto na Grande Vitória, cenas desse tipo ainda ocorrem em certos pontos do litoral e são um obstáculo para a meta a universalização do esgoto na Grande Vitória até 2030.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um dos flagrantes mais recentes de esgoto à beira-mar foi na região de Balneário Carapebus e outro em Castelândia, na Serra. Na cidade, segundo a Cesan, cerca de 15 mil imóveis têm rede de esgoto disponível na porta de casa e ainda não se conectaram à rede.

Por isso, mensalmente, 185 mil litros de esgoto são despejados sem tratamento, de maneira irregular no meio ambiente. Ou seja, são pouco mais de 6 mil litros sendo lançados ao mar todos os dias.

Os bairros que têm mais imóveis sem ligação à rede são Praia de Carapebus, Residencial Jacaraípe e Parque das Gaivotas.

Questionada sobre os vídeos com lançamento irregular de esgoto, a Cesan informou que as Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) da região foram vistoriadas nesta terça-feira (27) e estão operando em total normalidade. Os córregos também foram vistoriados e as águas voltaram a estar claras.

A Cesan ressaltou ainda que, para resolver essa situação, os moradores precisam conectar seus imóveis ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.

Já a prefeitura da Serra informou que a Fiscalização Ambiental da cidade vai até os locais verificar se há algum dano sendo cometido, ressaltando que atualmente todas as praias da Serra estão aptas para banho. Caso seja identificado dano ambiental, os responsáveis podem ser multados.

Confira os vídeos:


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui