Dia a dia
Saiba qual infração pode suspender a CNH por três meses
Esse tipo de infração não exige abordagem do condutor em nenhuma operação de fiscalização, podendo ser feita automaticamente pelo sistema

CNH pode ser suspensa pela falta do toxicológico. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) passou a notificar os condutores com o exame toxicológico vencido há mais de 30 dias. Em um mês, mais de 14 mil condutores receberam notificação relacionada a essa infração de trânsito.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O toxicológico é obrigatório para motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E. A multa está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é computada automaticamente a partir do 30º diaapós vencimento do prazo estabelecido. A infração é considerada gravíssima, com multa no valor de R$ 1.467,35, e sete pontos na Carteira.
Esse tipo de infração não exige abordagem do condutor em nenhuma operação de fiscalização. Dessa forma, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado automaticamente.
Os condutores que receberem a notificação e quiserem recorrer devem entrar no site do Detran acessando o serviço ‘Recurso de multa’ na área de serviços on-line de Infrações ou comparecendo a uma agência do Órgão mediante agendamento prévio.
O exame
Para evitar a notificação, o motorista habilitado nas categorias C, D ou E deve se dirigir a um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para fazer o seu exame toxicológico periódico. A lista está disponível no site do Detran.
O exame toxicológico utiliza amostras de cabelo, pelos do corpo ou unhas do motorista. A análise serve para verificar o consumo de substâncias que comprometam a capacidade de direção, com janela de detecção mínima de 90 dias.
A exigência da comprovação do resultado negativo está previsto no CTB para a obtenção e a renovação da CNH. No caso de ser positivo, o condutor será suspenso de dirigir por três meses com bloqueio automático no sistema do Detran.
