fbpx

Dia a dia

Saiba quais produtos devem ficar mais caros por causa da chuva

A chuva no Espírito Santo causou estragos em diversas propriedades rurais, além de ter destruídos pontes, vias e currais

Publicado

em

Supermercado. Foto: FreePik

Supermercado. Foto: FreePik

Além de mortes e estragos causados nos municípios do sul do Espírito Santo, as chuvas que atingiram a região sul no último fim de semana devem causar prejuízos também no bolso dos capixabas. Com as enchentes, a produção de alimentos também foi afetada pelo temporal e os reflexos podem ser sentidos nos supermercados. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) a infraestrutura interna das propriedades rurais, como vias, currais, cercas, pontes foram destruídas pela força das águas. 

Nas propriedades, já é possível mensurar a morte de animais, especialmente a bovinocultura de corte e de leite, em Mimoso do Sul. “A Colamisul (Cooperativa de Laticínios de Mimoso do Sul) recebe em média 35 mil litros de leite e isso já caiu pela metade dada a dificuldade nas estradas”, explicou o secretário Enio Bergoli. 

Além disso, pastos foram danificados, assim como as lavouras principalmente de café. Bergoli explicou que ainda é cedo para dimensionar o tamanho dos prejuízos porque existem áreas com estradas bloqueadas. 

A Seag também realiza um levantamento das perdas de produção agropecuária e faz um alinhamento com as instituições financeiras parceiras para garantir melhores condições e prazos diferenciados para pagamento em relação às linhas de crédito para o produtor rural. A orientação é que os produtores procurem essas intuições financeiras com o auxílio dos profissionais do Incaper.

“Os produtores desses municípios que tiveram suas propriedades atingidas devem, com o auxílio dos técnicos do Incaper, procurar as instituições financeiras para postergar os pagamentos”, explicou o secretário. 

Infraestrutura

A Seag informa ainda que as equipes de manutenção da Secretaria seguem em campo realizando os serviços de limpeza e manutenção e, dentro do possível, abrindo passagem nas vias rurais, principalmente nos trechos do Caminhos do Campo mais afetados pelas chuvas. São cerca de 200 quilômetros de vias vicinais rurais pavimentadas pelo Governo do Estado, onde as equipes de manutenção estão atuando.

A Seag informa também que foram identificadas interrupções nas obras realizadas pelo programa Caminhos do Campo em três municípios: Mimoso do Sul, Bom Jesus e Muniz Freire. Nestes locais, há demanda de reparos ou substituição de pontes e de reabilitação de trechos onde serão necessárias novas contenções de encostas e barrancos.

A Seag informou ainda que, em parceria com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), já foram disponibilizados há dois dias máquinas, equipamentos e patrulhas mecanizadas que vão atuar na limpeza da parte urbana e também na desobstrução das vias vicinais não pavimentadas em apoio aos municípios.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui