fbpx

Dia a dia

Restaurante Popular está pronto há 8 meses, mas segue fechado

Restaurante Popular de Vitória, após oito meses de obra concluída, aguarda ajustes burocráticos para retomar o atendimento à população

Publicado

em

Projeção do novo Restaurante Popular. Foto: Divulgação

Projeção do novo Restaurante Popular. Foto: Divulgação

A reabertura do Restaurante Popular de Vitória, localizado na Ilha de Santa Maria, segue sem uma data definida, apesar de a obra ter sido concluída em julho de 2024. O espaço, que passou por uma reforma completa com investimento de R$ 3 milhões do município, deve retomar suas atividades ainda em 2025, conforme anunciou a Prefeitura de Vitória nesta quinta-feira (27).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, a expectativa é que a reabertura ocorra em breve, uma vez que está em fase de finalização o termo de colaboração para a gestão do restaurante. A parceria que está sendo formalizada tem como objetivo garantir refeições nutricionalmente adequadas e com preços acessíveis, atendendo a um público de 1.600 almoços e 500 jantares diários.

A reforma foi concluída no início de julho do ano passado, mas o processo de reabertura enfrenta atrasos devido a questões burocráticas e à legislação eleitoral. A proibição de distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela Administração Pública em ano eleitoral foi um dos principais entraves apontados pela prefeitura após a entrega da obra.

Cozinha-escola

O restaurante tem como proposta não apenas fornecer refeições diárias, mas também se tornar um espaço de capacitação profissional. Por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), o local será transformado em uma cozinha-escola, com cursos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, destacou que a prioridade será para os cadastrados no CadÚnico, que terão acesso tanto às refeições com tarifa subsidiada quanto aos cursos de capacitação.

A estrutura reformada vai funcionar também aos finais de semana e feriados, uma novidade que amplia a oferta de refeições para a população da cidade. Além disso, a parceria com a agricultura familiar garantirá que cerca de 30% dos alimentos utilizados sejam provenientes de hortifrúti e granjeiros locais.