Dia a dia
Projeto Recupera: quem não devolver celular pode ser preso
Em dois dias 212 pessoas compareceram nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha para entregar celulares que estavam com restrição de furto ou roubo
Em dois dias 212 pessoas compareceram nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha para entregar celulares que estavam com restrição de furto ou roubo. A informação foi confirmada pelo delegado Jordano Gasperazzo, durante entrevista na rádio BandNews FM Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira (29).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Foram 502 intimações, via WhatsApp para comparecimento na sexta-feira (26) e sábado (27). Dessas 212 pessoas compareceram e a gente acredita que outras compareçam ao longo da semana, mesmo que o prazo estipulado já tenha finalizado”, disse o delegado.
Esse é o balanço inicial do Projeto Recupera, uma iniciativa contínua que visa recuperar celulares roubados e furtados e devolvê-los aos seus legítimos proprietários. “Algumas pessoas estavam céticas, mas os resultados iniciais do programa mostram que estamos no caminho certo. Aqueles que não compareceram agora receberão a visita dos policiais para explicar por que estão com um celular roubado ou furtado. Sabemos que hoje os telefones são essenciais para muitas atividades, como pagamentos, saúde e trabalho. Em breve, faremos as primeiras devoluções e continuaremos a enviar novas notificações,” afirmou o governador Renato Casagrande.
Os destinatários das intimações foram informados via WhatsApp sobre a restrição de roubo do celular, além dos detalhes sobre a data, horário e local da delegacia para a devolução do aparelho. As intimações foram enviadas entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), com prazo de devolução encerrado no sábado (27). Os celulares recuperados serão devolvidos aos proprietários em data a ser anunciada.
“A primeira etapa foi bem-sucedida, com mais de 40% de recuperação dos aparelhos. Nosso objetivo com o Projeto Recupera é não apenas combater o crime de roubo e furto de celulares, mas também proporcionar uma maior sensação de segurança à população capixaba,” disse o secretário Eugênio Ricas.
Recebeu mensagem e não devolveu
Os cidadãos que receberam intimações e não devolveram os podem procurar a delegacia nos próximos dias para evitar consequências judiciais. “A pessoa que recebeu a intimação e não compareceu, ela precisa ter o conhecimento que a Polícia já sabe quem ela é, já tem os dados dela. Então mesmo que ela se desfaça do aparelho nós vamos conseguir chegar nesta pessoa e nós temos um dado técnico comprovando que ela estava de posse deste aparelho, então a situação pode se agravar muito”, disse Jordano.
O delegado ainda explicou que a partir desta semana a Polícia Civil irá realizar ações que viram a recuperação dos celulares. “Essa pessoa pode ser alvo de uma busca e apreensão domiciliar na casa dela às 6h da manhã, com policiais cumprindo mandado de busca e apreensão. Ou sendo intimadas para comparecer numa delegacia, ou numa diligência for verificado que o aparelho está em poder desta pessoa, ser autuada em flagrante de delito, ser presa, por crime de receptação, então é uma situação muito grave.”
Projeto Recupera
O Projeto Recupera é uma operação permanente que será expandida para outros municípios. A recuperação dos aparelhos é feita através de tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, com a colaboração das operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública. As vítimas de roubo ou furto de celular devem registrar um Boletim de Ocorrência e fornecer o número do IMEI para possibilitar o rastreamento do aparelho.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui