fbpx

Dia a dia

Código ajuda a recuperar seu celular de assaltantes. Entenda

Após o êxito, o método será incorporado ao Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça (MJ)

Publicado

em

Smartphone, celular, em uso. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Piauí encontrou a saída para rastrear e devolver os aparelhos roubados aos donos. Em oito meses, mais de cinco mil celulares foram recuperados. O resultado foi possível graças a um novo programa desenvolvido pela divisão de inteligência, que promove a devolução voluntária dos dispositivos. Após o êxito, o método será incorporado ao Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça (MJ).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O delegado Matheus Zanatta reforça que as vítimas de furto ou roubo de celulares devem registrar um Boletim de Ocorrência (BO), seja através do site da Delegacia Virtual ou em qualquer outra delegacia, fornecendo o número do IMEI do celular.

> Concurso da Guarda de Vitória terá salário de até R$ 6,1 mil

A primeira etapa do método do Piauí consiste em realizar o rastreio e a busca dos smartphones, por meio de informações fornecidas em parceria com as operadoras de telefonia móvel – como o IMEI do portátil. Esse processo recebeu o nome de “blitzen” pela pasta.

“Temos a etapa de verificação veicular e pessoal durante a abordagem. Em um único final de semana recuperamos 50 celulares com restrição. Para fazer essa verificação, usamos o Lupa Bot, um app presente nos celulares de todos os policiais. A ferramenta é responsável pelas consultas para checar se há restrição de roubo ou furto de determinado dispositivo, por meio de uma foto do IMEI”, explicou o delegado.

Durante a abordagem, o policial tira a foto do IMEI do aparelho, o Lupa Bot faz a leitura automática e faz a consulta na base de dados. A resposta é enviada para o celular do policial que, em caso de furto ou roubo, aparece o número do BO, nome da vítima e data da ocorrência.

> Semana de tempo instável no ES; saiba onde pode chover

Foi firmada também uma parceria com o Judiciário, que permitiu que um inquérito pudesse investigar o roubo de dezenas e até centenas de aparelhos. Até então era necessário abrir um procedimento para cada aparelho. Uma ordem judicial obrigou as operadoras de telefonia a fornecerem a localização dos aparelhos à Polícia Civil. Com isso, os investigadores conseguiram centralizar todos os dados dos celulares roubados e suas localizações em um aplicativo.

Segundo o delegado, por meio do programa chamado Cell Guard, intimações em massa são disparadas para os aparelhos. Por meio de mensagens, quem está com o celular é orientado a comparecer a uma unidade policial e fazer a entrega do aparelho. Se a orientação for seguida, a pessoa não é responsabilizada pelo roubo ou furto registrado, já que não é possível atribuir nenhum tipo de prova sobre a ocorrência. Caso contrário, o monitoramento do celular segue e policiais podem ir pessoalmente fazer a apreensão.

> Empresas de ônibus são investigadas por envolvimento com o PCC

Com a metodologia desenvolvida, as autoridades partiram para o próximo passo das investigações: identificar a cadeia de comercialização dos celulares roubados. Na Operação Interditados, que já está em sua 15ª fase, policiais realizam a interdição de lojas, físicas ou virtuais, que fazem compra ou revenda de celulares roubados. As ações policiais conseguiram identificar e suspender as atividades econômicas de 64 estabelecimentos e prenderam mais de 30 empresários.

IDENTIFICAÇÃO DE CELULARES

Comprar um celular com revendedor ou em lojas que não sejam confiáveis pode trazer prejuízo ao consumidor. Para evitar a aquisição de um produto em situação ilegal, há como saber se um celular é roubado conferindo a nota fiscal e consultando a identificação IMEI.

Ainda segundo o delegado Matheus Zanatta, quem tiver o celular roubado deve ligar para a operadora imediatamente e pedir o bloqueio da linha e do aparelho. Outra orientação é mudar a senha do e-mail e das redes sociais. Não pode deixar de fazer o BO e colocar o IMEI.

Como descobrir o IMEI: digitar no teclado do seu celular *#06# (VAI ABRIR O IMEI DO APARELHO)

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui