fbpx

Dia a dia

Proibido! Confira 7 dicas do que não fazer com uma air fryer

Queridinho por muitos, o aparelho já virou item quase que obrigatório para muita gente, mas é necessário tomar cuidado para não danificá-la

Publicado

em

Air Fryer pode fritar e assar vários tipos de alimentos. Foto: Freepik

Air Fryer pode fritar e assar vários tipos de alimentos. Foto: Freepik

As air fryers são utensílios domésticos muito utilizados por quem faz comida em casa. Elas são conhecidas por fazer de tudo, desde batata-frita até pudim.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas assim como outros equipamentos, elas também apresentam limitações e alguns cuidados simples podem ser essenciais para evitar danos.

Líquidos

Mesmo que pareça óbvio, não é aconselhável colocar líquido dentro da air fryer. Os modelos mais comuns utilizam cestos com grandes para acomodar o alimento, e com as pequenas fendas, é possível que o líquido vaze.

Nesse caso, a exceção é quando se utiliza formas específicas para acomodar os líquidos. Por exemplo no caso de assar bolo no aparelho, que podem utilizar recipientes dentro do cesto, evitando que haja um vazamento da massa.

Materiais

Utilizar materias como plástico dentro da air fryer pode ser um problema. Isso porque as altas temperaturas podem gerar o derretimento desse plástico, gerando danos para o aparelho. Algumas marcas ainda pedem para evitar o uso do papel alumínio, entretanto a recomendação varia de acordo com a produtora.

Queijos e molhos

Alimentos que apresentam molhos podem acabar “desfigurados” dentro do aparelho. A alta velocidade que o ar circula dentro da air fryer pode fazer com que a comida derreta completamente, ficando completamente grudada no cesto. O mesmo vale para os queijos.

Alimentos leves

Folhas de couve, espinafre e de outros vegetais e o milho de pipoca podem danificar o aparelho. Pela facilidade de espalhar, os alimentos podem voar e estragar o interior da air fryer ao grudar na parte superior, em que há uma serpentina exposta.

Sempre limpa

Nunca deixe sujeita acumulada dentro da air fryer. Qualquer outro tipo de alimento que ficar grudado no cesto pode acabar desenvolvendo fungos ou bactérias que se espalham facilmente, muitas vezes sem nem serem vistos.

Para lavar o cesto e o recipiente interno, é só passar detergente neutro, da mesma maneira em que se lava louça. A limpeza interna também é importante e deve ser feita com o aparelho de ponta-cabeça com uma escova e esponja com água quente.

Faça alimentos separados

Não coloque muitos alimentos de uma vez. O ideal é preparar porções médias, em que ainda dê espaço para virar todos os alimentos ou sacudi-los sem que saiam do cesto. Isso faz com que os alimentos sejam cozidos ou fritos de maneira uniforme, atingindo o ponto ideal.

“Respirar”

Não utilize a air fryer durante muitas horas seguidas: fazer isso pode acabar queimando o aparelho. Ela tende a esquentar consideralmente dos lados por conta das temperaturas internas que chegam a 200 ºC. É importante que, após a utilização, o aparelho fique um tempo aberto, tanto para captar o ar atomosférico quanto para resfriar.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui